Política

Motoristas de aplicativos defendem a inclusão dos taxistas no projeto de regulamentação das empresas de transporte privado

20 de Agosto de 2019 - CMS - Câmara Municipal de Salvador
[Motoristas de aplicativos defendem a inclusão dos taxistas no projeto de regulamentação das empresas de transporte privado]

Foi discutido também a ideia da obrigatoriedade de alvará da Secretaria de Mobilidade (Semob) para a atuação dos trabalhadores

Na manhã desta terça-feira (20), representantes dos motoristas de aplicativos se reuniram com o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (SD), para debater demandas da categoria, regulamentação e dúvidas acerca do futuro dos trabalhadores. A categoria, defende a inclusão dos taxistas no projeto de regulamentação das empresas de transporte privado, ou seja, os motoristas defendem que Uber absorva taxistas em aplicativo.
"Foi uma conversa muito importante, que acho que contempla a categoria e também acho que não deixa de fora os taxistas. O presidente demonstrou serenidade ao demonstrar os pontos constitucionais e inconstitucionais do projeto", disse, Átila do Congo, presidente do Simactter-BA.
O representante defende que é de suma importância a absorção dos taxistas nos aplicativos. "É muito importante que esses não fiquem de fora da maior empresa. E acho que contempla também desburocratizar o trabalho dos taxistas", destaca.
Segundo Átila, a limitação da quantidade de motoristas de aplicativos, que restringe a 7,2 mil motoristas por aplicativo, não deve ser aprovada no texto final. A ideia da obrigatoriedade de alvará da Secretaria de Mobilidade (Semob) para a atuação dos trabalhadores também deve cair.
Já Geraldo Júnior explicou que se reuniu com os representantes dos motoristas de aplicativos, como Uber e 99pop, para um entendimento do que seria melhor para a cidade. "A regulamentação dos aplicativos é uma tendência local, nacional, mundial. Já falei inclusive isso para a categoria dos taxistas, agora todos nós sabemos que eu, particularmente, como presidente desta Casa e os vereadores iremos dar uma respeitabilidade a essa categoria de profissionais mais de 8 mil taxistas, que merecem o nosso respeito e os aplicativos entendem dessa forma. Não podemos levar um projeto para votação e aproveitar essa oportunidade sem que seja levantada as condições que precisam ser aprimoradas para os taxistas na cidade de Salvador e na mesma tendência a regulamentação dos aplicativos", disse.

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados