Política

Motoristas de aplicativos defendem a inclusão dos taxistas no projeto de regulamentação das empresas de transporte privado

20 de Agosto de 2019 - CMS - Câmara Municipal de Salvador
[Motoristas de aplicativos defendem a inclusão dos taxistas no projeto de regulamentação das empresas de transporte privado]

Foi discutido também a ideia da obrigatoriedade de alvará da Secretaria de Mobilidade (Semob) para a atuação dos trabalhadores

Na manhã desta terça-feira (20), representantes dos motoristas de aplicativos se reuniram com o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (SD), para debater demandas da categoria, regulamentação e dúvidas acerca do futuro dos trabalhadores. A categoria, defende a inclusão dos taxistas no projeto de regulamentação das empresas de transporte privado, ou seja, os motoristas defendem que Uber absorva taxistas em aplicativo.
"Foi uma conversa muito importante, que acho que contempla a categoria e também acho que não deixa de fora os taxistas. O presidente demonstrou serenidade ao demonstrar os pontos constitucionais e inconstitucionais do projeto", disse, Átila do Congo, presidente do Simactter-BA.
O representante defende que é de suma importância a absorção dos taxistas nos aplicativos. "É muito importante que esses não fiquem de fora da maior empresa. E acho que contempla também desburocratizar o trabalho dos taxistas", destaca.
Segundo Átila, a limitação da quantidade de motoristas de aplicativos, que restringe a 7,2 mil motoristas por aplicativo, não deve ser aprovada no texto final. A ideia da obrigatoriedade de alvará da Secretaria de Mobilidade (Semob) para a atuação dos trabalhadores também deve cair.
Já Geraldo Júnior explicou que se reuniu com os representantes dos motoristas de aplicativos, como Uber e 99pop, para um entendimento do que seria melhor para a cidade. "A regulamentação dos aplicativos é uma tendência local, nacional, mundial. Já falei inclusive isso para a categoria dos taxistas, agora todos nós sabemos que eu, particularmente, como presidente desta Casa e os vereadores iremos dar uma respeitabilidade a essa categoria de profissionais mais de 8 mil taxistas, que merecem o nosso respeito e os aplicativos entendem dessa forma. Não podemos levar um projeto para votação e aproveitar essa oportunidade sem que seja levantada as condições que precisam ser aprimoradas para os taxistas na cidade de Salvador e na mesma tendência a regulamentação dos aplicativos", disse.

Comentários

Outras Notícias

[Bahia tem mais de 2 mil internações por envenenamento em 10 anos, aponta estudo]
Bahia

Bahia tem mais de 2 mil internações por envenenamento em 10 anos, aponta estudo

11 de Setembro de 2025

Foto: Rogerio Santana / GOV-RJ

[“Ainda Estou Aqui” alcança US$ 36,1 milhões em bilheteria global]
Brasil

“Ainda Estou Aqui” alcança US$ 36,1 milhões em bilheteria global

11 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[Gilberto Gil receberá homenagem no Prêmio Multishow 2025]
Fofoca

Gilberto Gil receberá homenagem no Prêmio Multishow 2025

11 de Setembro de 2025

Foto: André Carvalho / BN Hall

[Wagner Moura estrela filme brasileiro na disputa por indicação ao Oscar]
Brasil

Wagner Moura estrela filme brasileiro na disputa por indicação ao Oscar

11 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação

[OMS inclui semaglutida em lista de medicamentos essenciais pela 1ª vez]
Saúde

OMS inclui semaglutida em lista de medicamentos essenciais pela 1ª vez

10 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução / Diário do Nordeste

[Especialista ensina médicos a avaliar dados de IAs e dispositivos inteligentes nos consultórios]
Saúde

Especialista ensina médicos a avaliar dados de IAs e dispositivos inteligentes nos consultórios

10 de Setembro de 2025

Foto: Divulgação/Samsung