Ademário Costa eleito presidente municipal do PT em Salvador
23 de Setembro de 2019 - Redação Pernambués agora
Segundo dados divulgados pela sigla, Ademário Costa teve 1.767 votos (o equivalente a 50,8%),
A candidatura foi protocolada com o nome de ‘Movimento Fortalecer o PT’ e lidera uma ampla frente de grupos internos petistas em defesa da candidatura própria da legenda na eleição para prefeito de Salvador em 2020.
As eleições para o segundo turno, aconteceu neste domingo (22), o Partido dos Trabalhadores (PT) terá Ademário Costa como presidente do Diretório Municipal de Salvador.
Segundo dados divulgados pela sigla, Ademário Costa teve 1.767 votos (o equivalente a 50,8%), já seu adversário, Gilmar Santiago recebeu 1.711 votos, o que corresponde a 49,2%. Atual presidente do partido, Gilmar não conseguiu reeleição.
ADEMÁRIO COSTA E ALIADOS
Costa sempre ativo em movimentos, um deles é o movimento estudantil, participou de ações históricas em Salvador, incluindo o ato político que levou à derrota do modo carlista no qual a capital estava acostumada. Ademário Costa, já foi tesoureiro do partido, faz parte da corrente Avante, que conta com apoio da CNB (Construindo um Novo Brasil). Foi ex-coordenador dos mandatos de deputado estadual de Marcelino Galo e Yulo Oiticica, foi vice-presidente do PT da Bahia, secretário de Finanças do partido no Estado e integrou a direção nacional da sigla.
O vereador Luiz Carlos Suíca(PT), que deu total apoio, disse que a sigla precisa voltar a ser protagonista para unir movimentos sociais e sindicais para as eleições de 2020. Para o edil a candidatura de Ademário almeja a unificação das correntes. Suíca completa afirmando que o PT será comandado por “alguém que conhece os movimentos sociais” e que “vai olhar para os militantes, ouvindo suas opiniões” disse. A chapa liderada por Costa foi definida e nomeada como ‘Movimento Fortalecer o PT’, e deve atuar em ampla frente de grupos internos.
PRIMEIRO TURNO
Na primeira etapa da eleição, Ademário teve 1.352 votos (49,1%), já Gilmar Santiago, que tinha a vereadora Marta Rodrigues como vice, recebeu 977 votos (35,5%). O pleito foi marcado por desentendimentos em virtude de uma urna extra não ter sido aberta.
Ademário queria que os votos da urna fossem computados, pois, segundo ele, daria uma vitória já no primeiro turno.
Comentários
Outras Notícias
Suíca reforça apoio aos garis e margaridas e projeta mandato voltado aos trabalhadores em 2026
09 de Junho de 2026Vamos procurar destinar recursos importantes que se transformem em obras e melhorias significativas para mudar a vida do trabalhador. Vamos lutar como foi com a defesa do fim da escala 6×1, como está sendo com a aprovação do PL 4146”, afirmou Suíca.
Vitória lança promoção com primeiro mês grátis para novos sócios do Sou Mais Vitória
09 de Junho de 2026Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Justiça condena Drogasil em R$ 10 milhões por exigir CPF em descontos promocionais
09 de Junho de 2026Fotos: Divulgação / Drogasil
OMS faz alerta sobre avanço do ebola na África Central e teme nova crise sanitária
09 de Junho de 2026Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil
Mais de 12 mil meninas vítimas de violência sexual tiveram filhos no Brasil em 2024, revela levantamento
09 de Junho de 2026Foto: Juliana Duarte / Movimento Criança não é Mãe / Redes Sociais
Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026
08 de Junho de 2026Suíca é pré-candidato a deputado federal pelo PT | FOTO: Divulgação |
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023