Política

Câmara Municipal reabre seus trabalhos nesta segunda-feira (03)

30 de Janeiro de 2020 - Redação Pernambués agora
[Câmara Municipal reabre seus trabalhos nesta segunda-feira (03)]

O ano de 2019 foi produtivo na Câmara Municipal de Salvador

A sessão, no Plenário Cosme de Farias, será dirigida pelo presidente da Câmara, vereador Geraldo Júnior (SD). Após declarada aberta a 4ª Sessão Legislativa, o presidente convida o prefeito ACM Neto para fazer a leitura da Mensagem do Executivo Municipal. Como é de praxe nesses eventos, o prefeito fará um balanço das ações realizadas e a perspectiva para 2020.
“Teremos um período legislativo dos mais produtivos, como vem ocorrendo ao longo dos anos nesta Casa, notadamente na 18ª Legislatura. Mais uma vez, todos os vereadores vão continuar dando a sua parcela de contribuição para a melhoria da cidade com proposições de interesse público. Como eu tenho afirmado e venho mostrando na prática com ações efetivas, o futuro da cidade passa pela Câmara. Neste ano, mesmo com as eleições municipais, não será diferente”, afirma o presidente Geraldo Júnior.   A 4ª Sessão Legislativa corresponde ao último período da 18ª Legislatura, iniciada em 2017.


Produtividade
 
O ano de 2019 foi produtivo na Câmara Municipal de Salvador. Os números com a totalização das atividades legislativas mostraram que a 3ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura corresponderam às expectativas do presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (SD), e dos demais legisladores.
De acordo com a Diretoria Legislativa, a Câmara realizou 116 sessões ordinárias, 65 solenes, 77 especiais e duas itinerantes. Os vereadores apresentaram 411 projetos de lei em 2019 e aprovaram 68, além de outros 41 de anos anteriores.
Foram emitidos 1.571 pareceres e os parlamentares estiveram à frente de 25 audiências públicas. As comissões permanentes e temporárias da Câmara também tiveram atuação destacada com a realização de 29 visitas técnicas, 186 reuniões e cinco eventos especiais.
A Tribuna Popular foi ocupada 32 vezes e houve 4.519 discursos proferidos no Plenário Cosme de Farias.
 
Projetos do Executivo
 
Quanto aos projetos de iniciativa do Executivo Municipal, a Casa recebeu 22 proposições, das quais 17 foram aprovadas. Houve também a aprovação de um projeto do ano anterior. O Executivo ainda apresentou três projetos de lei complementar, que também foram aprovados no plenário da Câmara.
Os vereadores apresentaram 1.878 projetos de indicação, aprovando 366. Dos 224 projetos de resolução, 173 foram aprovados. Os parlamentares também aprovaram 14 indicações e uma resolução do ano anterior.
Foram apresentados pelos vereadores 138 requerimentos de utilidade pública, com aprovação de 98. Os parlamentares aprovaram três matérias do ano anterior e apresentaram 146 moções, aprovando 98.

Comentários

Outras Notícias

[Título: Tarifaço de Trump ameaça avanço das exportações tecnológicas brasileiras]
Economia

Título: Tarifaço de Trump ameaça avanço das exportações tecnológicas brasileiras

29 de Julho de 2025

Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

[Parangolé lança clipe de “Cabaré do Parango” com energia e swing baiano]
Bahia

Parangolé lança clipe de “Cabaré do Parango” com energia e swing baiano

29 de Julho de 2025

Foto: Divulgação

[Bandeira vermelha aumenta conta de luz na Bahia a partir de agosto]
Economia

Bandeira vermelha aumenta conta de luz na Bahia a partir de agosto

29 de Julho de 2025

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

[Mais de 600 mil avós lideram lares na Bahia, revela Censo]
Bahia

Mais de 600 mil avós lideram lares na Bahia, revela Censo

29 de Julho de 2025

Foto: Lucas Moura / Secom PMS

[Nova lei cria política nacional de combate ao HPV e foca em prevenção e cuidado]
Saúde

Nova lei cria política nacional de combate ao HPV e foca em prevenção e cuidado

28 de Julho de 2025

Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

[Ministério da Saúde abre 1,7 mil vagas no novo programa para médicos especialistas]
Saúde

Ministério da Saúde abre 1,7 mil vagas no novo programa para médicos especialistas

28 de Julho de 2025

Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil