Deputado do Novo associa deputadas negras e com origem em favelas do Rio a facção criminosa
06 de Agosto de 2020 - O Globo
O deputado estadual Alexandre Freitas (Novo-RJ) associou as deputadas Mônica Francisco e Renata Souza, ambas do PSOL, ao crime organizado
De acordo com as parlamentares, comparação ocorreu pelo fato de serem negras e terem origem em comunidades do Rio de Janeiro. Renata é do Complexo da Maré e Mônica é do Morro do Borel.
“Um deputado do Novo usou o fato de Mônica e eu sermos crias de favela para fazer ilações na tentativa de nos criminalizar. Nada de ‘novo’ criminalizar gente preta e favelada. O Novo é ter um suposto ‘liberal’ se aliando ao bolsonarismo rasteiro, ignorante e nocivo. Vergonhoso”, escreveu Renata no Twitter, na noite desta quarta-feira (5).
“Ser levianamente associada a facção criminosa por um deputado é mais uma violência que enfrento na Alerj. Não aceito que nenhum parlamentar use sua branquitude para me caluniar nem me reduzir por minha origem e cor. Sou mulher preta, do Borel, e estou deputada, queira ele ou não”, afirmou Mônica, na mesma rede social.
De acordo com a coluna de Ancelmo Gois, no jornal O Globo, a fala aconteceu durante a discussão de um projeto que prevê alterações na lei que obriga a instalação de câmeras de vídeo nas viaturas policiais.
“Coincidentemente, duas deputadas do PSOL vieram de comunidades onde a facção que é mais violenta domina essas comunidades. Então eu convido a deputada Mônica e a deputada Renata, da gente ir às suas comunidades para conversar com os vagabundos que estão lá. Junto com a polícia, obviamente. Pois aí elas vão parar de falar tanta bobagem e parar de chamar a polícia do Rio de Janeiro de racista”, disse Freitas durante a discussão.
Comentários
Outras Notícias
Suíca reforça apoio aos garis e margaridas e projeta mandato voltado aos trabalhadores em 2026
09 de Junho de 2026Vamos procurar destinar recursos importantes que se transformem em obras e melhorias significativas para mudar a vida do trabalhador. Vamos lutar como foi com a defesa do fim da escala 6×1, como está sendo com a aprovação do PL 4146”, afirmou Suíca.
Vitória lança promoção com primeiro mês grátis para novos sócios do Sou Mais Vitória
09 de Junho de 2026Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Justiça condena Drogasil em R$ 10 milhões por exigir CPF em descontos promocionais
09 de Junho de 2026Fotos: Divulgação / Drogasil
OMS faz alerta sobre avanço do ebola na África Central e teme nova crise sanitária
09 de Junho de 2026Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil
Mais de 12 mil meninas vítimas de violência sexual tiveram filhos no Brasil em 2024, revela levantamento
09 de Junho de 2026Foto: Juliana Duarte / Movimento Criança não é Mãe / Redes Sociais
Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026
08 de Junho de 2026Suíca é pré-candidato a deputado federal pelo PT | FOTO: Divulgação |
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023