Política

CPMI das Fake News e TSE se unem para combater desinformação nas eleições municipais

15 de Outubro de 2020 -Redação Pernambués agora
[CPMI das Fake News e TSE se unem para combater desinformação nas eleições municipais]

Presidente do PSB da Bahia, a deputada Lídice da Mata informou ao presidente Barroso que o partido é uma das legendas que tem pleno interesse em aderir ao Programa de Enfrentamento à Desinformação do TSE.

Uma reunião virtual entre o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, e  a relatora da CPMI das Fake News no Congresso Nacional, deputada Lídice da Mata, selou um acordo de cooperação mútua entre a Comissão Parlamentar e o Tribunal para enfrentar a desinformação durante as eleições municipais deste ano.   

Técnicos do TSE e da CPMI também participaram da reunião. Ficou decidido que haverá uma troca de informações para municiar o Comitê Estratégico, criado pela Justiça Eleitoral para tornar o pleito municipal de 2020 mais preparado para identificar “Fake News” que circulem em aplicativos de mensagem e redes sociais. O comitê também em a intenção de, uma vez identificadas as informações falsas, esclarecer os eleitores.

Presidente do PSB da Bahia, a deputada Lídice da Mata informou ao presidente Barroso que o partido é uma das legendas que tem pleno interesse em aderir ao Programa de Enfrentamento à Desinformação do TSE.

O programa conta com 57 instituições públicas e privadas que se uniram para combater os efeitos negativos das "Fake News" no processo eleitoral de 2020. O Ministério Público Federal, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Senado Federal, a Fundação Getúlio Vargas e o Sinditelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal) são algumas das instituições que participam do acordo, além do Google, Facebook, Instagram, WhatsApp e TikTok.

Comentários

Outras Notícias

[Bolsonaro confronta STF sobre vacinação contra Covid: 'Não pode um juiz decidir' ]
Brasil

Bolsonaro confronta STF sobre vacinação contra Covid: 'Não pode um juiz decidir'

26 de Outubro de 2020

O presidente da Repúblia, Jair Bolsonaro, voltou a confrontar o Supremo Tribunal Federal (STF), na manhã desta segunda-feira (26)

[Após aglomeração, praia na Cidade Baixa fica coberta por lixo]
Bahia

Após aglomeração, praia na Cidade Baixa fica coberta por lixo

26 de Outubro de 2020

Após mais um final de semana de aglomerações nas praias, a faixa de areia da Boa Viagem, em Salvador, amanheceu coberta de lixo

[Eleições 2020: TSE libera ferramenta para consulta de candidaturas]
Política

Eleições 2020: TSE libera ferramenta para consulta de candidaturas

26 de Outubro de 2020

A ferramenta traz ainda todos os dados declarados à Justiça Eleitoral, inclusive informações relativas às prestações de contas dos concorrentes

[Covid-19: governo reconhece calamidade pública na Bahia e no Ceará]
Saúde

Covid-19: governo reconhece calamidade pública na Bahia e no Ceará

26 de Outubro de 2020

O governo federal reconheceu o estado de calamidade pública na Bahia e no Ceará em razão da pandemia da covid-19

[A 8 dias da eleição nos EUA, quase 60 milhões já votaram antecipadamente]
Política

A 8 dias da eleição nos EUA, quase 60 milhões já votaram antecipadamente

26 de Outubro de 2020

A oito dias da eleição presidencial nos Estados Unidos, 59,4 milhões de americanos já votaram antecipadamente, sendo 40 milhões de votos enviados pelo correio

[Oxford diz que vacina induziu 'fortes respostas imunes' em idosos na fase 2]
Saúde

Oxford diz que vacina induziu 'fortes respostas imunes' em idosos na fase 2

26 de Outubro de 2020

A Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca anunciaram hoje (26) que a vacina que desenvolvem contra a covid-19 induziu uma "forte resposta imune" em idosos que participaram da fase 2 de testes no Reino Unido