Política

Governo desiste do Renda Cidadã em 2020, mas deve ampliar número de pessoas que recebem o Bolsa Família

12 de Novembro de 2020 - Redação Pernambués agora
[Governo desiste do Renda Cidadã em 2020, mas deve ampliar número de pessoas que recebem o Bolsa Família]

O Governo Federal desistiu de criar o programa assistencial que substituiria o Bolsa Família, o denominado Renda Cidadã

Agora, o plano é manter o BF em 2021. Atualmente 14,2 milhões de famílias são contempladas pelo programa. 

O governo pretende ampliar o grupo de pessoas que têm direito ao benefício a partir de janeiro. Segundo o jornal O Globo, as informações foram confirmadas na manhã desta quinta-feira (12/11) por membros do alto escalão do Executivo Nacional.  

Para que o Renda Cidadã fosse realizado foram cogitadas a extinção de outros programas sociais, como o abono salarial e o próprio Bolsa Família, porém o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) barrou as propostas. 

Citando interlocutores do governo, O Globo afirmou ainda que Bolsonaro avalia que não há mais empenho e disposição para discutir o assunto neste ano e que, por conta disso, o Bolsa Família será mantido. 

Conforme a publicação, o auxílio emergencial, atualmente pago no valor de R$ 300, não será prorrogado e encerrará os pagamentos em dezembro. O benefício atende mais de 67 milhões de pessoas, a um custo de R$ 590 bilhões até o fim deste ano. 

O governo estima que pelo menos 3 milhões de famílias precisam continuar recebendo assistência a partir de janeiro, após o fim do auxílio emergencial.

Comentários

Outras Notícias

[Governo encontra 97 perfis com falsos profissionais de saúde criados por IA no YouTube]
Justiça

Governo encontra 97 perfis com falsos profissionais de saúde criados por IA no YouTube

11 de Setembro de 2026

Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

[Anvisa autoriza vacina contra meningite para bebês a partir de seis semanas de vida]
Saúde

Anvisa autoriza vacina contra meningite para bebês a partir de seis semanas de vida

11 de Setembro de 2026

Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

[Com estoque crítico, Hemoba amplia coletas de sangue aos sábados no interior da Bahia]
Saúde

Com estoque crítico, Hemoba amplia coletas de sangue aos sábados no interior da Bahia

11 de Setembro de 2026

Foto: Camila Souza / GOVBA

[Ausência de regra previdenciária específica cria obstáculos para aposentadoria de pessoas trans]
Brasil

Ausência de regra previdenciária específica cria obstáculos para aposentadoria de pessoas trans

11 de Setembro de 2026

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

[Programa amplia oferta de exames e cirurgias do SUS em Salvador e outras cinco cidades baianas]
Saúde

Programa amplia oferta de exames e cirurgias do SUS em Salvador e outras cinco cidades baianas

10 de Setembro de 2026

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

[Pacientes e terapeutas apresentam espetáculo teatral sobre inclusão e reabilitação em Salvador]
Bahia

Pacientes e terapeutas apresentam espetáculo teatral sobre inclusão e reabilitação em Salvador

10 de Setembro de 2026

Foto: Divulgação