“Não vão se perpetuar no poder, isso é ditadura”, diz Suíca ao concordar com decisão do STF
10 de Dezembro de 2020 - Redação Pernambués agora
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) contra a possibilidade de reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado numa mesma legislatura foi um dos assuntos a tomar a pauta e os bastidores da Câmara de Vereadores de Salvador esta semana
Nesta quinta-feira (10), o edil reeleito Luiz Carlos Suíca (PT) defendeu a medida, diz que decisões como essa “fortalecem a democracia” e que é preciso que “a justiça ajude no processo” para evitar a perpetuação no poder por políticos no país.
“Foi uma decisão importante para assegurar a sucessão e o equilíbrio político no Congresso Nacional. Todos nós já sabemos que apenas ditadores se perpetuam no poder. Então, não vão se perpetuar no poder, isso é ditadura. Na Câmara Federal, Rodrigo Maia [DEM] já deu, assim como no Senado Davi Alcolumbre também já deu. Outros nomes de diferentes partidos devem se apresentar e disputar a presidência das duas Casas Legislativas”, descreve Suíca.
Foram seis votos a cinco para o Supremo considerar constitucional apenas a reeleição em legislaturas diferentes, quando são eleitos novos deputados e senadores, como já é permitido. O relator da ação foi o ministro Gilmar Mendes, que votou para permitir a reeleição na mesma legislatura. Dias Toffoli, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski acompanharam integralmente o voto de Gilmar. Já o ministro Nunes Marques, indicado pelo presidente Bolsonaro, acompanhou em parte o relator. Ele votou pela reeleição uma única vez para as duas casas.
Comentários
Outras Notícias
Governo encontra 97 perfis com falsos profissionais de saúde criados por IA no YouTube
11 de Setembro de 2026Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil
Anvisa autoriza vacina contra meningite para bebês a partir de seis semanas de vida
11 de Setembro de 2026Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil
Com estoque crítico, Hemoba amplia coletas de sangue aos sábados no interior da Bahia
11 de Setembro de 2026Foto: Camila Souza / GOVBA
Ausência de regra previdenciária específica cria obstáculos para aposentadoria de pessoas trans
11 de Setembro de 2026Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Programa amplia oferta de exames e cirurgias do SUS em Salvador e outras cinco cidades baianas
10 de Setembro de 2026Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Pacientes e terapeutas apresentam espetáculo teatral sobre inclusão e reabilitação em Salvador
10 de Setembro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023