Política

CPI da Pandemia é prorrogada por 90 dias

15 de Julho de 2021 - Agência Senado
[CPI da Pandemia é prorrogada por 90 dias]

Prazo inicial dos trabalhos da comissão se encerraria dia 25

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), leu nesta quarta-feira (14) o requerimento de prorrogação do prazo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. Era a etapa que faltava para confirmar a extensão do prazo dos trabalhos da comissão por mais 90 dias. A CPI investiga suspeitas de falhas do governo federal e de governos estaduais na gestão do combate à pandemia de covid-19. 

“Impõe-me comunicar que recebi requerimento do senador Randolfe Rodrigues [Rede-AP] , e outros senadores, solicitando a prorrogação do prazo da CPI da Pandemia por 90 dias. O requerimento lido contém subscritores em número suficiente para prorrogar o prazo e será publicado para que produza os devidos efeitos”, disse Pacheco. 

Os 90 dias iniciais previstos para realização dos trabalhos encerram-se no dia 25 deste mês. Se for paralisado em virtude do recesso parlamentar, que terá início na próxima semana, o prazo terminará em 7 de agosto. Randolfe Rodrigues, vice-presidente do colegiado, já havia apresentado requerimento no fim de junho, mas Pacheco decidiu aguardar a aproximação do fim do prazo. 

Eram necessárias 27 assinaturas, e Randolfe obteve 34. O novo prazo começará a contar a partir do fim do primeiro prazo. 

Caso o Congresso vote a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) amanhã (15), a CPI terá as atividades suspensas, bem como seu prazo de duração, que voltaria a correr em agosto, quando os trabalhos fossem retomados. 

Contudo, há a possibilidade de a CPI continuar trabalhando, caso a LDO não seja votada até o fim desta semana. Neste caso, haveria o chamado “recesso branco”, ocasião em que a CPI poderia manter-se em funcionamento, a depender de seus membros. 

 

Foto reprodução: Waldemir Barreto/Agência Senado

Comentários

Outras Notícias

[Ministério Público denuncia Marcinho VP, a mulher e o filho Oruam]
Justiça

Ministério Público denuncia Marcinho VP, a mulher e o filho Oruam

02 de Maio de 2026

Foto: oruam/Instagram

[Plataforma do BB amplia digitalização na gestão pública]
Economia

Plataforma do BB amplia digitalização na gestão pública

02 de Maio de 2026

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

[Mil convocados no CNU 2025 podem escolher local de trabalho até terça]
Educação

Mil convocados no CNU 2025 podem escolher local de trabalho até terça

02 de Maio de 2026

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

[Energia solar supera R$ 300 bilhões em investimentos]
Economia

Energia solar supera R$ 300 bilhões em investimentos

01 de Maio de 2026

Foto: Soninha Vill/GIZ

[Brasil tem menor número de homicídios e latrocínios em dez anos]
Justiça

Brasil tem menor número de homicídios e latrocínios em dez anos

01 de Maio de 2026

Foto: Arquivo//Fernando Frazão/Agência Brasil

[Petrobras inicia P-79 e reforça produção de petróleo e gás no país]
Economia

Petrobras inicia P-79 e reforça produção de petróleo e gás no país

01 de Maio de 2026

Foto: Petrobras/Divulgação