Política

Presidente do TRE-BA reforça segurança do processo eleitoral no Brasil

20 de Setembro de 2021 - A tarde
[Presidente do TRE-BA reforça segurança do processo eleitoral no Brasil]

Com a pandemia da Covid-19, o recadastramento biométrico obrigatório acabou sendo deixado de lado nas eleições de 2020

Em tempos de enfrentamento à pandemia, há também o combate à desinformação e pra isso, um projeto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) por intermédio da comissão de enfrentamento a desinformação, vai promover o primeiro concurso de vídeos para o Tiktok e Instagram com o tema "Os efeitos nocivos das fake news para a democracia".

O concurso é voltado exclusivamente para alunos do nono ano de instituições públicas e privadas e as inscrições começaram em 1º e setembro. Em entrevista para o programa Isso é Bahia da rádio A TARDE FM (103.9), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, o desembargador Roberto Maynard Frank, falou sobre a importância da iniciativa voltada para os novos eleitores.

Todo programa que envolva um provável eleitor do futuro e incorpore informações de uma forma educativa, tem relevância no combate às fake news. A grande importância é disseminar a boa informação, propagar a ideia de que o eleitor ele não deve propagar informações sem antes conferir a veracidade delas, de forma a empreender uma atitude responsável com a coletividade e com o processo democrático", pontuou.

Frank afirmou ainda que esse processo é de suma importância em meio a um movimento que busca descredibilizar o processo eleitoral brasileiro e a confiabilidade das urnas eletrônicas.

"O sistema da urna eletrônica é um produto nacional de sucesso, absolutamente eficiente, que realiza eleições em um país com dimensões continentais e é efetivamente seguro. Creio que essas polêmicas já foram ultrapassadas, em um momento que o Congresso acabou de votar pelo arquivamento do projeto de impressão do voto, e garanto que temos um sistema seguro e eficiente", ponderou.

De acordo com o desembargador, o recadastramento é de grande importância para o TRE mas continuará suspenso enquanto as condições sanitárias exigirem.

"Vivenciamos um período pandêmico e a prioridade era de preservar a saúde e o bem estar da coletividade e portanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) resolveu suspender o recadastramento biométrico e por enquanto não temos uma previsão de quando isso será retomado".

 

Foto: Divulgação/TRE-BA

Comentários

Outras Notícias

[Sensei baiano retorna às origens e transforma a vida de jovens por meio do karatê em Salvador]
Esportes

Sensei baiano retorna às origens e transforma a vida de jovens por meio do karatê em Salvador

11 de Agosto de 2026

Foto: Acervo pessoal

[Datafolha aponta que 63% dos brasileiros que apostaram na Copa não tiveram lucro]
Esportes

Datafolha aponta que 63% dos brasileiros que apostaram na Copa não tiveram lucro

11 de Agosto de 2026

Foto: Arquivo/Agência Brasil

[Após críticas, Fifa abandona plano de venda de ativos comerciais e pede desculpas às federações]
Esportes

Após críticas, Fifa abandona plano de venda de ativos comerciais e pede desculpas às federações

11 de Agosto de 2026

Foto: Divulgação/Fifa

[Nova camisa branca do Vitória aparece nas lojas antes do lançamento oficial]
Esportes

Nova camisa branca do Vitória aparece nas lojas antes do lançamento oficial

11 de Agosto de 2026

Foto: Reprodução/X

[Trabalhadores da Creta na Uesb paralisam atividades em protesto; “Graves irregularidades da empresa”, diz SindilimpBA ]
Bahia

Trabalhadores da Creta na Uesb paralisam atividades em protesto; “Graves irregularidades da empresa”, diz SindilimpBA

11 de Agosto de 2026

Profissionais de asseio e conservação param as atividades na Uesb de Jequié | FOTO: Divulgação |

[Pesquisa aponta segurança da polilaminina, mas eficácia ainda precisa ser comprovada]
Saúde

Pesquisa aponta segurança da polilaminina, mas eficácia ainda precisa ser comprovada

10 de Agosto de 2026

Foto: Divulgação