Presidente do TRE-BA reforça segurança do processo eleitoral no Brasil
20 de Setembro de 2021 - A tarde
Com a pandemia da Covid-19, o recadastramento biométrico obrigatório acabou sendo deixado de lado nas eleições de 2020
Em tempos de enfrentamento à pandemia, há também o combate à desinformação e pra isso, um projeto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) por intermédio da comissão de enfrentamento a desinformação, vai promover o primeiro concurso de vídeos para o Tiktok e Instagram com o tema "Os efeitos nocivos das fake news para a democracia".
O concurso é voltado exclusivamente para alunos do nono ano de instituições públicas e privadas e as inscrições começaram em 1º e setembro. Em entrevista para o programa Isso é Bahia da rádio A TARDE FM (103.9), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, o desembargador Roberto Maynard Frank, falou sobre a importância da iniciativa voltada para os novos eleitores.
Todo programa que envolva um provável eleitor do futuro e incorpore informações de uma forma educativa, tem relevância no combate às fake news. A grande importância é disseminar a boa informação, propagar a ideia de que o eleitor ele não deve propagar informações sem antes conferir a veracidade delas, de forma a empreender uma atitude responsável com a coletividade e com o processo democrático", pontuou.
Frank afirmou ainda que esse processo é de suma importância em meio a um movimento que busca descredibilizar o processo eleitoral brasileiro e a confiabilidade das urnas eletrônicas.
"O sistema da urna eletrônica é um produto nacional de sucesso, absolutamente eficiente, que realiza eleições em um país com dimensões continentais e é efetivamente seguro. Creio que essas polêmicas já foram ultrapassadas, em um momento que o Congresso acabou de votar pelo arquivamento do projeto de impressão do voto, e garanto que temos um sistema seguro e eficiente", ponderou.
De acordo com o desembargador, o recadastramento é de grande importância para o TRE mas continuará suspenso enquanto as condições sanitárias exigirem.
"Vivenciamos um período pandêmico e a prioridade era de preservar a saúde e o bem estar da coletividade e portanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) resolveu suspender o recadastramento biométrico e por enquanto não temos uma previsão de quando isso será retomado".
Foto: Divulgação/TRE-BA
Comentários
Outras Notícias
Casos de diabetes crescem 135% no Brasil em 18 anos, aponta Ministério da Saúde
30 de Janeiro de 2026Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Concursos de Fantasia Gay e Rainha LGBTrans abrem inscrições para o Carnaval 2026
30 de Janeiro de 2026Fotos: Joka Gueiros / Secom PMS
É o Tchan apresenta nova música para o Carnaval 2026
30 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Ator de The Vampire Diaries se manifesta sobre morte de cachorro torturado em SC
30 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média
27 de Janeiro de 2026Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão
27 de Janeiro de 2026Foto: Freepik
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023