Política

Presidente do TRE-BA reforça segurança do processo eleitoral no Brasil

20 de Setembro de 2021 - A tarde
[Presidente do TRE-BA reforça segurança do processo eleitoral no Brasil]

Com a pandemia da Covid-19, o recadastramento biométrico obrigatório acabou sendo deixado de lado nas eleições de 2020

Em tempos de enfrentamento à pandemia, há também o combate à desinformação e pra isso, um projeto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) por intermédio da comissão de enfrentamento a desinformação, vai promover o primeiro concurso de vídeos para o Tiktok e Instagram com o tema "Os efeitos nocivos das fake news para a democracia".

O concurso é voltado exclusivamente para alunos do nono ano de instituições públicas e privadas e as inscrições começaram em 1º e setembro. Em entrevista para o programa Isso é Bahia da rádio A TARDE FM (103.9), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, o desembargador Roberto Maynard Frank, falou sobre a importância da iniciativa voltada para os novos eleitores.

Todo programa que envolva um provável eleitor do futuro e incorpore informações de uma forma educativa, tem relevância no combate às fake news. A grande importância é disseminar a boa informação, propagar a ideia de que o eleitor ele não deve propagar informações sem antes conferir a veracidade delas, de forma a empreender uma atitude responsável com a coletividade e com o processo democrático", pontuou.

Frank afirmou ainda que esse processo é de suma importância em meio a um movimento que busca descredibilizar o processo eleitoral brasileiro e a confiabilidade das urnas eletrônicas.

"O sistema da urna eletrônica é um produto nacional de sucesso, absolutamente eficiente, que realiza eleições em um país com dimensões continentais e é efetivamente seguro. Creio que essas polêmicas já foram ultrapassadas, em um momento que o Congresso acabou de votar pelo arquivamento do projeto de impressão do voto, e garanto que temos um sistema seguro e eficiente", ponderou.

De acordo com o desembargador, o recadastramento é de grande importância para o TRE mas continuará suspenso enquanto as condições sanitárias exigirem.

"Vivenciamos um período pandêmico e a prioridade era de preservar a saúde e o bem estar da coletividade e portanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) resolveu suspender o recadastramento biométrico e por enquanto não temos uma previsão de quando isso será retomado".

 

Foto: Divulgação/TRE-BA

Comentários

Outras Notícias

[Moradores fazem “aniversário” de buraco aberto há três anos em Paripe]
Denúncia

Moradores fazem “aniversário” de buraco aberto há três anos em Paripe

15 de Outubro de 2021

Moradores do Subúrbio Ferroviário de Salvador fizeram um bolo de aniversário para protestar contra um buraco que completa três anos aberto no bairro de Paripe

[Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza realiza campanha de arrecadação de alimentos em Salvador]
Bahia

Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza realiza campanha de arrecadação de alimentos em Salvador

15 de Outubro de 2021

A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) de Salvador realiza neste sábado (16) uma campanha de arrecadação de alimentos, que serão doados às 460 instituições cadastradas no Banco de Alimentos Prato Amigo

[Acusado de matar Marielle Franco, Ronnie Lessa recebeu R$ 100 mil em dinheiro vivo sete meses após o crime]
Justiça

Acusado de matar Marielle Franco, Ronnie Lessa recebeu R$ 100 mil em dinheiro vivo sete meses após o crime

15 de Outubro de 2021

A pergunta “quem mandou matar Marielle Franco?” ganhou mais um motivo para ser feita nesta quinta-feira (14)

[MP aciona clínica odontológica por fazer manutenção de aparelhos sem supervisão de ortodontista]
Justiça

MP aciona clínica odontológica por fazer manutenção de aparelhos sem supervisão de ortodontista

15 de Outubro de 2021

O Ministério Público estadual ajuizou, no dia 27 de setembro, uma ação civil pública com pedido de indenização por dano moral coletivo contra a clínica de odontologia OdontoCompany, situada no bairro de Nazaré, em Salvador

[Delação vazada de desembargadora do TJ-BA cita senador baiano]
Justiça

Delação vazada de desembargadora do TJ-BA cita senador baiano

15 de Outubro de 2021

Em delação premiada, a desembargadora Sandra Inês Rusciolelli, e o filho dela, Vasco Rusciolelli, apontaram uma série de atos de corrupção que, segundo eles, permeiam as entranhas do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA)"

[Na Bahia, 76% dos professores tiveram doenças psicológicas na pandemia]
Saúde

Na Bahia, 76% dos professores tiveram doenças psicológicas na pandemia

15 de Outubro de 2021

As crises de ansiedade, de pânico e depressão foram apontadas como os casos mais frequentes