Política

Presidente do TRE-BA reforça segurança do processo eleitoral no Brasil

20 de Setembro de 2021 - A tarde
[Presidente do TRE-BA reforça segurança do processo eleitoral no Brasil]

Com a pandemia da Covid-19, o recadastramento biométrico obrigatório acabou sendo deixado de lado nas eleições de 2020

Em tempos de enfrentamento à pandemia, há também o combate à desinformação e pra isso, um projeto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) por intermédio da comissão de enfrentamento a desinformação, vai promover o primeiro concurso de vídeos para o Tiktok e Instagram com o tema "Os efeitos nocivos das fake news para a democracia".

O concurso é voltado exclusivamente para alunos do nono ano de instituições públicas e privadas e as inscrições começaram em 1º e setembro. Em entrevista para o programa Isso é Bahia da rádio A TARDE FM (103.9), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, o desembargador Roberto Maynard Frank, falou sobre a importância da iniciativa voltada para os novos eleitores.

Todo programa que envolva um provável eleitor do futuro e incorpore informações de uma forma educativa, tem relevância no combate às fake news. A grande importância é disseminar a boa informação, propagar a ideia de que o eleitor ele não deve propagar informações sem antes conferir a veracidade delas, de forma a empreender uma atitude responsável com a coletividade e com o processo democrático", pontuou.

Frank afirmou ainda que esse processo é de suma importância em meio a um movimento que busca descredibilizar o processo eleitoral brasileiro e a confiabilidade das urnas eletrônicas.

"O sistema da urna eletrônica é um produto nacional de sucesso, absolutamente eficiente, que realiza eleições em um país com dimensões continentais e é efetivamente seguro. Creio que essas polêmicas já foram ultrapassadas, em um momento que o Congresso acabou de votar pelo arquivamento do projeto de impressão do voto, e garanto que temos um sistema seguro e eficiente", ponderou.

De acordo com o desembargador, o recadastramento é de grande importância para o TRE mas continuará suspenso enquanto as condições sanitárias exigirem.

"Vivenciamos um período pandêmico e a prioridade era de preservar a saúde e o bem estar da coletividade e portanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) resolveu suspender o recadastramento biométrico e por enquanto não temos uma previsão de quando isso será retomado".

 

Foto: Divulgação/TRE-BA

Comentários

Outras Notícias

[Obras da Arena Barradão têm início previsto para janeiro de 2027]
Esportes

Obras da Arena Barradão têm início previsto para janeiro de 2027

19 de Outubro de 2026

Foto: Yuri Couto / EC Vitória

[Salvador Digital permite marcar exames laboratoriais, raio-X e ECG pela internet]
Saúde

Salvador Digital permite marcar exames laboratoriais, raio-X e ECG pela internet

19 de Outubro de 2026

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

[Vacina nacional contra malária recebe autorização para primeira etapa de testes em humanos]
Saúde

Vacina nacional contra malária recebe autorização para primeira etapa de testes em humanos

19 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação

[Comunicação e acesso às vacinas estão entre cinco medidas para ampliar a imunização]
Saúde

Comunicação e acesso às vacinas estão entre cinco medidas para ampliar a imunização

19 de Outubro de 2026

Foto ilustrativa: Marcelo Camargo / Agência Brasil

[Pesquisas investigam potencial das canetas emagrecedoras no tratamento de dependências]
Saúde

Pesquisas investigam potencial das canetas emagrecedoras no tratamento de dependências

16 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação/ MS

[Papa Leão XIV passa por cirurgia no pulmão e tem diagnóstico de câncer confirmado]
Mundo

Papa Leão XIV passa por cirurgia no pulmão e tem diagnóstico de câncer confirmado

16 de Outubro de 2026

Foto: Reprodução / VaticanoNews