“Bolsonaro veio do esgoto da história brasileira”, diz Wagner Moura
24 de Outubro de 2021 - Revista Fórum
Diretor de “Marighella”, Wagner Moura é mais um dos brasileiros insatisfeitos com o governo desastroso do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido)
E não só porque ele promoveu uma censura em cima do lançamento do seu filme, mas também porque Bolsonaro revela uma face perversa do Brasil: um país autoritário, violento, racista e de uma elite escrota.
Em entrevista publicada no jornal “A Folha de S. Paulo“, Moura afirma que Bolsonaro é “um personagem profundamente conectado ao esgoto da história brasileira” e que sua vitória nas eleições de 2018 foi trágica, porém pedagógica.
“Esse cortejo de mediocridade que vem atrás dele mostra que Bolsonaro não é um alien, não veio de Marte. Ele é um personagem profundamente conectado ao esgoto da história brasileira, que nos mostra que o Brasil não é só um país de originalidade, de beleza, de potência, de diversidade, de biodiversidade”, declara.
“O favor que Bolsonaro nos fez foi revelar esse outro Brasil, que estava camuflado; foi nos mostrar que nós também somos um país autoritário, violento, racista, de uma elite escrota. O Brasil é um país que nem é mais uma piada internacional. Quando os estrangeiros vêm falar com a gente, eles falam com pena. Agora nós temos que enfrentar isso”, continua o ator.
As críticas, porém, não são somente a Bolsonaro, e se estendem a outras pessoas do seu governo. Ao ser questionado sobre como enxerga o trabalho do também ator Mário Frias à frente da Secretaria Especial da Cultura, Moura diz que “qualquer pessoa que aceite fazer parte desse governo é medíocre”.
“Qualquer pessoa que aceite fazer parte desse governo já é, por excelência, anticultura, anti-direitos humanos, anti-meio ambiente, antiprogressismo. Você olha para qualquer um deles e vê que são pessoas medíocres, recalcadas”, afirma. Segundo o diretor, se as eleições fossem hoje, ele votaria no Lula. “Eu reconheço ele, talvez, como o presidente mais importante da história do Brasil.”
Comentários
Outras Notícias
Governo encontra 97 perfis com falsos profissionais de saúde criados por IA no YouTube
11 de Setembro de 2026Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil
Anvisa autoriza vacina contra meningite para bebês a partir de seis semanas de vida
11 de Setembro de 2026Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil
Com estoque crítico, Hemoba amplia coletas de sangue aos sábados no interior da Bahia
11 de Setembro de 2026Foto: Camila Souza / GOVBA
Ausência de regra previdenciária específica cria obstáculos para aposentadoria de pessoas trans
11 de Setembro de 2026Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Programa amplia oferta de exames e cirurgias do SUS em Salvador e outras cinco cidades baianas
10 de Setembro de 2026Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Pacientes e terapeutas apresentam espetáculo teatral sobre inclusão e reabilitação em Salvador
10 de Setembro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023