Plano Municipal de Cultura é aprovado na CMS com termo LGBTQIA+ após acordo de inclusão da ‘cultura gospel’
15 de Dezembro de 2021 - Metro1
O trecho em questão assegura apoio à realização de eventos voltados a cultura cristã/gospel
O Plano Municipal de Cultura, que prevê o planejamento e a execução de políticas públicas na área pelo período de dez anos, foi aprovado, nesta quarta-feira (15), com o termo ‘cultura LGBTQIA+, após relator do texto Sílvio Humberto (PSB) acatar a emenda que inclui a ‘cultura gospel’.
Antes do acordo, a bancada cristã, na Camara Municipal de Salvador (CMS), pedia a exclusão do termo ‘cultura LGBTQIA+’ da redação final da proposta. Os votos contrários foram dos vereadores Alexandre Aleluia (DEM), Cátia Rodrigues (DEM), Anderson Ninho (PDT), Júlio Santos (Republicanos) e Isnard Araújo (PL). Ao todo, foram apresentadas 35 emendas, das quais 12 foram acatadas.
Na discussão em plenário, o vereador Isnard Araújo (PL) chegou a apresentar um texto substitutivo ao relatório de Humberto. Ligado à Igreja Universal, ele disse não reconhecer a "cultura LGBTQIA+", a qual afirmou respeitar como "orientação sexual". Alexandre Aleluia, por sua vez, disse que não votaria a favor do que chamou de "segregação".
Em um discurso em defesa da democracia, Sílvio Humberto criticou a demora para a votação do plano, mas afirmou que o Legislativo vive um "momento histórico".
"Quando o fundamentalismo entra, o diálogo desaparece. Isso fere de morte a democracia, e isso nós temos que nos cuidar. Cada vereador e vereadora que aqui está precisa ter o cuidado com essa chamada democracia. Essa capacidade de ouvir, de escutar e, acima de tudo, a capacidade de diálogo", declarou.
"Nós não podemos ter, numa Casa como essa, uma Casa que exclui. Essa Casa tem o papel de incluir as pessoas, de reconhecer as diferenças. E as nossas diferenças não podem ser mais nas dores e nas desigualdades. Nossas diferenças têm que ser vistas e entendidas para que possamos construir pontes, para, no mínimo, mitigar os seus efeitos. E o Plano Municipal de Cultura fez esse exercício", acrescentou Humberto.
Em tramitação no Legislativo soteropolitano desde junho, o Plano Municipal de Cultura é de autoria do Executivo municipal e foi construído com participação de técnicos da prefeitura, sob coordenação da Fundação Gregório de Mattos.
Entre outros dispositivos, a proposta lista 10 diretrizes, 13 objetivos, 29 metas e mais de 260 ações a serem implementadas no período.
Foto: CMS - Câmara Municipal de Salvador
Comentários
Outras Notícias
Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo
19 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação / EC Bahia
Netflix amplia parceria com a Sony e garante prioridade sobre lançamentos do estúdio
19 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Brasil fica fora de licenciamento para genérico de injeção contra HIV e custo preocupa SUS
19 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Freepik
Pesquisador brasileiro que contestou uso da cloroquina assume cargo estratégico na OMS
19 de Janeiro de 2026Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches
17 de Janeiro de 2026De acordo com Suíca, mesmo em campos opostos ambos tinham respeito mútuo e atuação pelo fortalecimento da democracia.
SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho
16 de Janeiro de 2026A direção do SindilimpBA participou, nesta quinta-feira (15), do cortejo da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, a caminhada é marcada pela fé e pelo sincretismo religioso e reforçou a luta do sindicato por melhores condições de traba
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023