Queiroga quer reduzir isolamento e autorizar médicos com Covid a trabalhararem
08 de Janeiro de 2022 - Revista Fórum
Queiroga afirmou que o Brasil “possivelmente” pode adotar a conduta, estabelecendo uma quarentena de cinco dias para profissionais de saúde que estejam assintomáticos
Em entrevista na manhã da última sexta-feira (7), quando se irritou com pergunta sobre o vazamento de dados de médicos pró-vacinação de crianças por Bia Kicis (PSL-DF), o ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou que está em estudo a redução do isolamento social para pessoas assintomáticas e pode até liberar médicos com Covid-19 e sem sintomas para o trabalho.
Atualmente, a recomendação da pasta para quem foi contaminado, com ou sem sintomas, é ficar em isolamento por duas semanas.
“Naturalmente que está em estudo na área técnica”, disse o ministro, ressaltando que tanto o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) nos EUA, quanto países como a França já adotaram um prazo menor de quarentena para quem está sem os sintomas.
Irritação
Queiroga se irritou ao ser indagado sobre o vazamento de dados de três médicos que defendem a vacinação de crianças pela deputada bolsonarista Bia Kicis.
Os dados de Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Marco Aurélio Sáfadi, da Sociedade Brasileira de Pediatria, e Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, estavam em poder do Ministério da Saúde, e foram vazados pela deputada durante a audiência pública sobre a vacinação de crianças na terça-feira (7).
“Os conflitos de interesse de qualquer um que participa de discursões relativas a políticas públicas têm que ser declarados e têm que ser publicados. Eu não estava na audiência pública, você tem que questionar a deputada Bia Kicis”, disse.
Diante da insistência da repórter, que ressaltou que os dados estavam sob responsabilidade da pasta, Queiroga afirmou que não é “fiscal de dados do ministério”.
Foto: Reprodução
Comentários
Outras Notícias
Atletas criticam campanha com Sydney Sweeney e cobram representação menos sexualizada do esporte feminino
17 de Setembro de 2026Foto: Reprodução/Novig
“A Fazenda 18” estreia com 22 participantes e dinâmica inédita de visitantes; confira o elenco
17 de Setembro de 2026Foto: Divulgação / Record
Salvador abre inscrições para prêmio de R$ 2,5 milhões destinado a entidades culturais
17 de Setembro de 2026Foto: Igor Santos / Secom PMS
Filmado entre Bahia e Pernambuco, “Tempo à Faca” estreia com Agatha Moreira no Festival de Brasília
17 de Setembro de 2026Foto: Antonny Carvalho
Governo propõe R$ 83,9 bilhões para BPC de pessoas com deficiência em 2027
16 de Setembro de 2026Foto: INSS/Divulgação
CNMP cria grupo para avaliar atuação do Ministério Público na fiscalização da saúde
16 de Setembro de 2026Foto: Divulgação / CNMP
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023