Lula vence eleições no primeiro turno, confirma pesquisa Quaest
12 de Janeiro de 2022 - Revista Fórum![Lula vence eleições no primeiro turno, confirma pesquisa Quaest [Lula vence eleições no primeiro turno, confirma pesquisa Quaest]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/233510/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Pelo segundo mês seguido, pesquisa do Instituto Quaest encomendada pela Genial Investimentos mostra vitória de Lula (PT) no primeiro turno das eleições de outubro
De acordo com o levantamento divulgado nesta quarta-feira (12), o petista tem 52,3% dos votos válidos no cenário estimulado.
Nesse quadro, Lula oscilou um ponto negativo para menos, de 46% registrado em dezembro para atuais 45%. Jair Bolsonaro (PL) manteve os 23%. Sérgio Moro (Podemos) caiu dois pontos, de 11% para 9%. Ciro Gomes (PPDT) também oscilou na mesma proporção, de 7% para 5%. João Doria (PSDB) tem 3% e Simone Tebet (MDB) 1%.
Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe D’Ávilla (Novo) não chegaram a pontuar. Brancos e nulos são 8% e indecisos 4%.
Na pesquisa espontânea, quando não são revelados os nomes dos candidatos, Lula é citado por 27% dos eleitores, 16% lembram de Bolsonaro e apenas 1% falam nos nomes de Moro e Ciro. Indecisos neste cenário são 52%.
Lula vence todo no segundo turno
O pré-candidato do PT também vence todos os adversários em simulações de segundo turno. Contra Bolsonaro, Lula tem 54% contra 30%. Moro mantém os 30% na derrota para o petista, que soma 50%.
Contra Ciro, Lula marca 52% contra 21%. O petista ainda vence Doria (55% a 15%) e Pacheco (57% a 14%).
Em simulações sem o petista, Bolsonaro perde para Moro (36% a 30%) e para Ciro (39% a 32%).
Lula é a segunda opção de voto de 28% dos ciristas
A pressão de deputados do PDT para que Ciro abandone a disputa, com a sigla migrando para o apoio a Lula, daria ainda mais chances para uma vitória do petista no primeiro turno.
Segundo a pesquisa, 28% dos eleitores que declararam votar em Ciro têm em Lula a segunda opção. O potencial de transferência de votos só fica atrás caso o cenário se invertesse: 40% dos eleitores do petista têm Ciro como segunda opção.
O estudo mostra ainda que 10% dos que dizem votar em Moro e 8% que declaram preferir Doria têm Lula como segunda opção.
Sobre uma eventual desistência de Moro, já ventilada nos bastidores, o principal beneficiado seria Bolsonaro, com herança de 24% dos votos de seu ex-ministro – outros 17% dizem que votariam em Ciro e 19% em Doria.
Invertida, a relação se mantém, com Moro como segunda opção de 22% dos eleitores de Bolsonaro.
A pesquisa Quaest ouviu 2 mil eleitores entre os dias 6 e 9 de janeiro em todo o território nacional. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiabilidade é de 95%.
Foto: Ricardo Stuckert
Comentários
Outras Notícias
![OAB faz alerta sobre direito à assistência jurídica após cena de ‘Vale Tudo’ [OAB faz alerta sobre direito à assistência jurídica após cena de ‘Vale Tudo’]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238189/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
OAB faz alerta sobre direito à assistência jurídica após cena de ‘Vale Tudo’
14 de Outubro de 2025Foto: Reprodução/Redes Sociais
![Léo Santana lança documentário e relembra trajetória no início da carreira [Léo Santana lança documentário e relembra trajetória no início da carreira]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238188/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Léo Santana lança documentário e relembra trajetória no início da carreira
14 de Outubro de 2025Foto: Reprodução/YouTube
![Outubro Rosa: Multicentros de Salvador ampliam atendimentos e ações de prevenção [Outubro Rosa: Multicentros de Salvador ampliam atendimentos e ações de prevenção]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238187/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Outubro Rosa: Multicentros de Salvador ampliam atendimentos e ações de prevenção
14 de Outubro de 2025Foto: Divulgação/SMS
![Novo lote de antídoto chega ao Ministério da Saúde para reforçar tratamento contra intoxicação por metanol [Novo lote de antídoto chega ao Ministério da Saúde para reforçar tratamento contra intoxicação por metanol]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238186/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Novo lote de antídoto chega ao Ministério da Saúde para reforçar tratamento contra intoxicação por metanol
14 de Outubro de 2025Foto: Rafael Nascimento/MS
![Cemitério de animais em Campinas de Pirajá é denunciado pelo MP-BA por crimes ambientais [Cemitério de animais em Campinas de Pirajá é denunciado pelo MP-BA por crimes ambientais]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238185/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Cemitério de animais em Campinas de Pirajá é denunciado pelo MP-BA por crimes ambientais
13 de Outubro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Bahia e Vitória se unem em campanha de doação de sangue em Feira de Santana [Bahia e Vitória se unem em campanha de doação de sangue em Feira de Santana]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238184/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia e Vitória se unem em campanha de doação de sangue em Feira de Santana
13 de Outubro de 2025Foto: Camila Souza / GovBA
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023