Política

Vitória em 1º turno à vista: Lula tem a soma de todos os candidatos, diz nova pesquisa

21 de Janeiro de 2022 - Revista Fórum
[Vitória em 1º turno à vista: Lula tem a soma de todos os candidatos, diz nova pesquisa]

Nova pesquisa PoderData sobre a corrida presidencial deste ano confirma que o ex-presidente Lula (PT) pode vencer as eleições já em 1º turno, conforme outros levantamentos já vinham apontado.

Segundo o estudo, divulgado na última quinta-feira (20), Lula cresceu 2 pontos com relação à última pesquisa do PoderData, feita em dezembro, e agora registra 42% das intenções de voto, o que representa a soma das intenções de voto de todos os outros candidatos.

Para um postulante vencer já no 1º turno, ele precisa ter a maioria dos votos válidos. Ou seja, basta ele ter 1% a mais que a soma de todos os outros candidatos para liquidar o pleito.

A pesquisa mostra que Jair Bolsonaro (PL) permanece na segunda colocação, com 28% das intenções de voto – 2 pontos a menos que no último levantamento. O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) é o terceiro, com 8% (oscilação de 1 ponto para cima), e ele é seguido por Ciro Gomes (PDT), que marca 3%. João Doria (PSDB) vem logo atrás, com 2%. Fecham a lista Alessandro Vieira (Cidadania) e Simone Tebet MDB), ambos com 1%. Os demais candidatos não pontuaram.

Votos em branco e nulos representam 6%, enquanto outros 6% dos entrevistados não sabem ou não responderam em quem vão votar.

2º turno

A pesquisa PoderData apontou ainda vitória de Lula contra qualquer um dos oponentes em um eventual 2º turno.

Se o adversário de Lula fosse Jair Bolsonaro, o petista venceria com 54%, contra 32% do atual presidente. Já se a disputa se desse entre o ex-presidente e Moro, Lula levaria a melhor com 49%, enquanto o ex-juiz marca 26%. Em um embate com Doria, o placar fica em 48% a 16% para o petista. Já contra Ciro Gomes, Lula venceria com 47%, enquanto o pedetista aparece com 19%.

O levantamento contou com 3 mil entrevistas feitas em todo o país entre os dias 16 e 18 de janeiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Comentários

Outras Notícias

[Suíca reforça apoio aos garis e margaridas e projeta mandato voltado aos trabalhadores em 2026]
Política

Suíca reforça apoio aos garis e margaridas e projeta mandato voltado aos trabalhadores em 2026

09 de Junho de 2026

Vamos procurar destinar recursos importantes que se transformem em obras e melhorias significativas para mudar a vida do trabalhador. Vamos lutar como foi com a defesa do fim da escala 6×1, como está sendo com a aprovação do PL 4146”, afirmou Suíca.

[Vitória lança promoção com primeiro mês grátis para novos sócios do Sou Mais Vitória]
Esportes

Vitória lança promoção com primeiro mês grátis para novos sócios do Sou Mais Vitória

09 de Junho de 2026

Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

[Justiça condena Drogasil em R$ 10 milhões por exigir CPF em descontos promocionais]
Justiça

Justiça condena Drogasil em R$ 10 milhões por exigir CPF em descontos promocionais

09 de Junho de 2026

Fotos: Divulgação / Drogasil

[OMS faz alerta sobre avanço do ebola na África Central e teme nova crise sanitária]
Mundo

OMS faz alerta sobre avanço do ebola na África Central e teme nova crise sanitária

09 de Junho de 2026

Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

[Mais de 12 mil meninas vítimas de violência sexual tiveram filhos no Brasil em 2024, revela levantamento]
Justiça

Mais de 12 mil meninas vítimas de violência sexual tiveram filhos no Brasil em 2024, revela levantamento

09 de Junho de 2026

Foto: Juliana Duarte / Movimento Criança não é Mãe / Redes Sociais

[Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026]
Política

Atuação política com apoio aos garis e margaridas marca planejamento de Suíca para o pleito de 2026

08 de Junho de 2026

Suíca é pré-candidato a deputado federal pelo PT | FOTO: Divulgação |