Bolsonaro será o 1º presidente a deixar salário mínimo valendo menos
09 de Maio de 2022 - O Globo
Pelos cálculos da corretora Tullett Prebon Brasil, a perda será de 1,7%.
Jair Bolsonaro (PL) será o primeiro presidente do Brasil desde a implementação do Plano Real a terminar o seu mandato com o salário mínimo valendo menos do que quando entrou. Nenhum governante neste período, seja no primeiro ou segundo mandato, entregou um mínimo que tivesse perdido poder de compra. Pelos cálculos da corretora Tullett Prebon Brasil, a perda será de 1,7%.
Isso, se a inflação não acelerar mais do que o previsto pelo mercado no Boletim Focus, do Banco Central, base das projeções da corretora. As previsões vêm sendo revisadas para cima há 16 semanas. O piso salarial cairá de R$ 1.213,84 para R$ 1.193,37 entre dezembro de 2018 e dezembro de 2022, descontada a inflação.
A Constituição brasileira coloca o piso salarial como uma proteção de perdas do poder de compra, sendo obrigatória a recomposição da inflação.
No período desde a adoção do Plano Real, o Brasil teve outros quatro presidentes além de Bolsonaro. Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Roussef e Michel Temer. Apesar de resultados bem diferentes, nenhum deles entregou o cargo com perda do poder de compra do salário mínimo.
Em seu primeiro mandato, FHC entregou uma variação positiva de 29,3% e nos quatro anos seguintes mais 16,21%. Ao todo, entregou um aumento de 50% do valor real do salário mínimo em dezembro de 2002 se comparado ao que recebeu em janeiro de 1995.
O ex-presidente Lula, principal adversário de Bolsonaro nas eleições deste ano, registrou os melhores números de todo o período. Em seu primeiro mandato, a variação foi de 27,87% e em seguida 22,20%. Ao todo, entregou em dezembro de 2010, um valor real do salário mínimo de 57,83% se comparado ao que recebeu em 2003.
Dilma Roussef, em seu primeiro mandato alcançou uma variação de 12,04%. O seu segundo mandato, conturbado por um processo de impeachment e que durou apenas um ano e meio vario 0,42% para cima. Seu vice, Michel Temer, assumiu e também teve uma variação tímida, de 3,28%, mas ainda positiva.
Comentários
Outras Notícias
Suíca exalta grandiosidade da Nova Rodoviária e afirma que equipamento irá movimentar a economia dos bairros periféricos
20 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação/Redes Sociais
Justiça reduz pena de Robinho após atividades de estudo e trabalho na prisão
20 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / YouTube / Conselho Comunidade de Taubaté
STF finaliza Plataforma Nacional de Saúde e repassa sistema ao CNJ
20 de Janeiro de 2026Foto: Rosinei Coutinho / STF
Psirico anuncia nova edição dos Ensaios do Psi em Salvador após casa cheia
20 de Janeiro de 2026Foto: @ihr.pics / Divulgação
Carlinhos Brown aposta em versões eletrônicas de clássicos da carreira para o Carnaval
20 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo
19 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação / EC Bahia
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023