Política

Bolsonaro será o 1º presidente a deixar salário mínimo valendo menos

09 de Maio de 2022 - O Globo
[Bolsonaro será o 1º presidente a deixar salário mínimo valendo menos]

Pelos cálculos da corretora Tullett Prebon Brasil, a perda será de 1,7%.

Jair Bolsonaro (PL) será o primeiro presidente do Brasil desde a implementação do Plano Real a terminar o seu mandato com o salário mínimo valendo menos do que quando entrou. Nenhum governante neste período, seja no primeiro ou segundo mandato, entregou um mínimo que tivesse perdido poder de compra. Pelos cálculos da corretora Tullett Prebon Brasil, a perda será de 1,7%. 

Isso, se a inflação não acelerar mais do que o previsto pelo mercado no Boletim Focus, do Banco Central, base das projeções da corretora. As previsões vêm sendo revisadas para cima há 16 semanas. O piso salarial cairá de R$ 1.213,84 para R$ 1.193,37 entre dezembro de 2018 e dezembro de 2022, descontada a inflação. 

A Constituição brasileira coloca o piso salarial como uma proteção de perdas do poder de compra, sendo obrigatória a recomposição da inflação. 

No período desde a adoção do Plano Real, o Brasil teve outros quatro presidentes além de Bolsonaro. Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Roussef e Michel Temer. Apesar de resultados bem diferentes, nenhum deles entregou o cargo com perda do poder de compra do salário mínimo.  

 Em seu primeiro mandato, FHC entregou uma variação positiva de 29,3% e nos quatro anos seguintes mais 16,21%. Ao todo, entregou um aumento de 50% do valor real do salário mínimo em dezembro de 2002 se comparado ao que recebeu em janeiro de 1995.  

 O ex-presidente Lula, principal adversário de Bolsonaro nas eleições deste ano, registrou os melhores números de todo o período. Em seu primeiro mandato, a variação foi de 27,87% e em seguida 22,20%. Ao todo, entregou em dezembro de 2010, um valor real do salário mínimo de 57,83% se comparado ao que recebeu em 2003.  

 Dilma Roussef, em seu primeiro mandato alcançou uma variação de 12,04%. O seu segundo mandato, conturbado por um processo de impeachment e que durou apenas um ano e meio vario 0,42% para cima. Seu vice, Michel Temer, assumiu e também teve uma variação tímida, de 3,28%, mas ainda positiva.   

Comentários

Outras Notícias

[Governo encontra 97 perfis com falsos profissionais de saúde criados por IA no YouTube]
Justiça

Governo encontra 97 perfis com falsos profissionais de saúde criados por IA no YouTube

11 de Setembro de 2026

Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

[Anvisa autoriza vacina contra meningite para bebês a partir de seis semanas de vida]
Saúde

Anvisa autoriza vacina contra meningite para bebês a partir de seis semanas de vida

11 de Setembro de 2026

Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

[Com estoque crítico, Hemoba amplia coletas de sangue aos sábados no interior da Bahia]
Saúde

Com estoque crítico, Hemoba amplia coletas de sangue aos sábados no interior da Bahia

11 de Setembro de 2026

Foto: Camila Souza / GOVBA

[Ausência de regra previdenciária específica cria obstáculos para aposentadoria de pessoas trans]
Brasil

Ausência de regra previdenciária específica cria obstáculos para aposentadoria de pessoas trans

11 de Setembro de 2026

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

[Programa amplia oferta de exames e cirurgias do SUS em Salvador e outras cinco cidades baianas]
Saúde

Programa amplia oferta de exames e cirurgias do SUS em Salvador e outras cinco cidades baianas

10 de Setembro de 2026

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

[Pacientes e terapeutas apresentam espetáculo teatral sobre inclusão e reabilitação em Salvador]
Bahia

Pacientes e terapeutas apresentam espetáculo teatral sobre inclusão e reabilitação em Salvador

10 de Setembro de 2026

Foto: Divulgação