Política

Aprovado projeto de Suíca que nomeia rua do Pelourinho com o nome de Alaíde do Feijão; líder da oposição votou contra

24 de Maio de 2022 - Vitor Fernandes (DRT-2430)
[Aprovado projeto de Suíca que nomeia rua do Pelourinho com o nome de Alaíde do Feijão; líder da oposição votou contra ]

Com apenas um voto contrário, o do líder da oposição, o projeto do vereador Luiz Carlos Suíca (PT) foi aprovado na Câmara de Salvador, nesta terça-feira (24), e a Rua das Laranjeiras, no Pelourinho, passa a se chamar ‘Alaíde do Feijão’

A homenagem foi garantida e reforça a relevância social, cultural e política da cozinheira, considerada pelo edil petista como “símbolo da resistência antirracista e feminista”. Ela faleceu devido a complicações da covid-19 durante a pandemia. De acordo com Suíca, Alaíde morreu na “plenitude de seu empoderamento e merecia uma homenagem unânime da Casa, mas o vereador Augusto Vasconcelos [PCdoB] votou contra”.

Para Suíca, é lamentável o voto contrário do líder da oposição, mas considera legítima a votação e reforça sua defesa pela cultura negra e por homenagens a pessoas que, de fato, prestaram serviços para a cidade de Salvador. “Falaram até em rebelião na base política do presidente Geraldo Jr, mas não acredito nisso. É óbvio que um projeto como esse merecia unanimidade e tudo caminhava para isso, afinal, houve debates e mais debates em cima da peça. Mas considero legítimo o voto contrário do vereador do PCdoB. Nada mais me estranha nessa política”, afirma o vereador petista, que é presidente da Comissão de Reparação da Casa Legislativa.

A cozinheira faleceu no dia 31 de janeiro de 2022, assim como milhares de outras vítimas. “Ela, como tantas outras pessoas negras, lutou até o último minuto, enfrentando as complicações provocadas pela covid. E compramos briga com isso porque achamos justo, tem um monte de ruas de Salvador com nome de coronéis que nada fizeram pela cidade. E espero que o prefeito Bruno Reis [UB] sancione e reconheça nesse projeto a resistência das mulheres negras contra o racismo e o machismo, tudo que simboliza Alaíde do Feijão. A não sanção desse projeto de lei em respeito à memória dela, será considerado um ato de racismo e machismo”, completa Suíca.

Sobre a homenageada 
Alaíde Conceição, mais conhecida como ‘Alaíde do Feijão’, nasceu no bairro do Comércio, em Salvador. Filha de Maria das Neves, herdou da mãe os talentos culinários e seguindo os seus passos, mantendo viva a tradição da matriarca, com a venda dos quitutes e pratos diferenciados. Em 1993, abriu seu primeiro restaurante no Centro Histórico, ampliando assim a variedade de refeições em seu cardápio. Em 2015, mudou-se da Ladeira da Ordem Terceira de São Francisco, para a Rua das Laranjeiras, transformando o seu antigo endereço em um Centro Cultural. 


Foto: Ascom do vereador Luiz Carlos Suíca

Comentários

Outras Notícias

[Executivo rompe contrato milionário após ofensa racista em reunião]
Brasil

Executivo rompe contrato milionário após ofensa racista em reunião

01 de Julho de 2022

A Proz Educação, empresa voltada à oferta de cursos profissionalizantes, encerrou um contrato de R$ 1 milhão com a Optat Consulting, fornecedora homologada à Oracle, multinacional de tecnologia, após o caso de uma ofensa racista.

[Defensoria lança cartilha sobre 14 direitos das pessoas LGBTs]
Bahia

Defensoria lança cartilha sobre 14 direitos das pessoas LGBTs

01 de Julho de 2022

Instrumento legal para o combate à discriminação e demais violências, a cartilha com os direito das pessoas LGBTs compiladas e atualizadas será lançada, nesta terça-feira (28), pela Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA), Dia do Orgulho LGBT.

[Oficina de adereços de samba junino tem inscrições abertas até sexta]
Bahia

Oficina de adereços de samba junino tem inscrições abertas até sexta

01 de Julho de 2022

Os interessados podem se inscrever gratuitamente na própria Associação Santa Luzia até a próxima sexta-feira (1º), desde que sejam moradores do Engenho Velho de Brotas.

[Funceb abre 80 vagas gratuitas em Dança no Núcleo de Extensão Nordeste de Amaralina]
Bahia

Funceb abre 80 vagas gratuitas em Dança no Núcleo de Extensão Nordeste de Amaralina

01 de Julho de 2022

O período de inscrição será nos dias 5 de julho (terça-feira) e 7 de julho (quinta-feira).

[BioNTech e Pfizer começam a testar vacina universal contra a Covid-19]
Saúde

BioNTech e Pfizer começam a testar vacina universal contra a Covid-19

30 de Junho de 2022

A empresa alemã BioNTech, parceira da Pfizer na fabricação de vacinas contra a Covid-19, disse que as duas companhias iniciarão testes em humanos de novos imunizantes que protegem contra uma ampla variedade de mutações do coronavírus.

[Presidente da Caixa oficializa demissão em carta a Bolsonaro]
Brasil

Presidente da Caixa oficializa demissão em carta a Bolsonaro

30 de Junho de 2022

Guimarães é alvo de diversas denúncias de assédio sexual por servidoras da Caixa, reveladas pelo colunista Rodrigo Rangel, do Metrópoles.