Política

"Bolsonaro cria confusões para tentar privatizar Petrobras ainda este ano", aponta Lula

21 de Junho de 2022 - Revista Fórum
[

O evento ainda marcou o lançamento da plataforma virtual para consulta e que também vai receber contribuições de diversos setores da sociedade

No lançamento das diretrizes de seu programa de governo nesta terça-feira (21), Lula (PT) trouxe a tentativa de privatização da Petrobras por Jair Bolsonaro (PL) para o centro do debate eleitoral e disse que, se eleito presidente, vai reconstruir o Brasil e salvar a estatal do desmonte que começou com Michel Temer (MDB) em uma série de vendas de subsidiárias e desmantelamento da indústria petroquímica do país.

"Ele faz muita bravata e mantém o preço alto [dos combustíveis] porque ele não quer brigar com os acionistas que são os que ficam com o lucro que a Petrobras está tendo, que é exorbitante. Nada para o reinvestimento, nada para melhorar a vida do povo e tudo para os acionistas, que estão recebendo dividendos que demorou muitos anos para receber no nosso governo. Porque nossa prioridade não eram só os acionistas, era a Petrobras se transformar em uma grande empresa, não de petróleo, mas de energia. Eles estão desmontando isso e vão tentar criar todas as confusões possíveis para ver se eles conseguem propor a privatização da Petrobras quem sabe ainda este ano, como fizeram da forma mais vergonhosa possível o processo de privatização da Eletrobras. Então, precisamos de um processo de reconstrução do país", disse Lula.

Lula afirmou ainda que Bolsonaro busca "diturnamente jogar a responsabilidade da incapacidade dele em cima dos outros", em relação aos ataques do presidente à Petrobras, e lembrou como foi adotada paridade de preços internacional pela estatal.

"Quando o Pedro Parente adotou a PPI, ele não levou para o Congresso Nacional, não foi numa conferência da ONU, não foi no Senado. Foi uma decisão do presidente da Petrobras, certamente ouvindo o Conselho da Petrobras - se é que ouviu. E tomou a decisão. Da mesma forma tomaram a decisão de privatizar a BR [Distribuidora] dizendo que era para ter mais competitividade e quanto mais competitividade mais o preço do combustível iria parar. E o preço do combustível na verdade não parou de subir. Significa que algo está muito errado nesse país", afirmou.

Em seguida, Lula disse que Bolsonaro poderia em "uma canetada obrigar o presidente da Petrobras a reduzir o preço".

"Ele poderia ouvir o Conselho [de Administração] da Petrobras e reduzir o preço. Se ele tivesse qualquer dúvida, ele poderia ouvir o Conselho Nacional de Política Energética, o Conselho e o presidente da Petrobras e tomar a decisão de que é preciso reduzir em benefício da sociedade brasileira. Mas, não", emendou - assista o vídeo abaixo.

O evento ainda marcou o lançamento da plataforma virtual para consulta e  que também vai receber contribuições de diversos setores da sociedade - acesse aqui (https://www.programajuntospelobrasil.com.br).

Autossuficiência e retomada de investimentos no refino e distribuição

Entre as 121 diretrizes da primeira versão do programa de um eventual futuro governo, Lula (PT) e seu vice, Geraldo Alckmin (PSDB), pregam um fortalecimento da Petrobras, que vai mirar "seu plano estratégico e de investimentos orientados para a segurança energética, a autossuficiência nacional em petróleo e derivados, a garantia do abastecimento de combustíveis no país".

Segundo o documento, a estatal brasileira voltará a ser "uma empresa integrada de energia, investindo em exploração, produção, refino e distribuição", retomando seus trabalhos também "nos segmentos que se conectam à transição ecológica e energética, como gás, fertilizantes, biocombustíveis e energias renováveis".

Comentários

Outras Notícias

[Prefeitura determina desapropriação de construção irregular que ameaça terreiro de Candomblé mais antigo do Brasil]
Bahia

Prefeitura determina desapropriação de construção irregular que ameaça terreiro de Candomblé mais antigo do Brasil

23 de Abril de 2024

Membros do terreiro mais antigo do Brasil denunciam medo de obra desabar — Foto: Casa Branca - Ilê Axé Iá Nassô Oc

[Maio Roxo: conheça as doenças inflamatórias intestinais que mais afetam a população]
Saúde

Maio Roxo: conheça as doenças inflamatórias intestinais que mais afetam a população

23 de Abril de 2024

Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa estão entre as principais patologias que acometem mais de 5 milhões de pessoas no mundo e no Brasil / Foto Divulgação

[Entenda o Programa Acredita, que pretende ampliar acesso ao crédito]
Economia

Entenda o Programa Acredita, que pretende ampliar acesso ao crédito

23 de Abril de 2024

Medidas também preveem ajuda a micro e pequenas empresas / Foto Tânia Rego

[Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância, mostra estudo]
Brasil

Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância, mostra estudo

23 de Abril de 2024

Mais da metade das crianças no Brasil estão em famílias de baixa renda / Foto Arquivo

[Exposição homenageia trajetória de mulheres na saúde]
Saúde

Exposição homenageia trajetória de mulheres na saúde

23 de Abril de 2024

Espaço cultural ganha o nome da enfermeira e sambista Ivone Lara / Foto José Cruz

[Creche é arrombada pela quarta vez em menos de um mês em Salvador; cabos da rede de ar-condicionado foram levados]
Bahia

Creche é arrombada pela quarta vez em menos de um mês em Salvador; cabos da rede de ar-condicionado foram levados

22 de Abril de 2024

Creche é arrombada pela quarta vez em menos de um mês na capital baiana — Foto: Reprodução/TV Bahia