Política

Bolsonaro estava com ministro da Justiça nos EUA quando ligou para Ribeiro

26 de Junho de 2022 - Estadão
[Bolsonaro estava com ministro da Justiça nos EUA quando ligou para Ribeiro]

O presidente Jair Bolsonaro estava em viagem aos Estados Unidos quando, segundo o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, ligou para alertar que o ex-auxiliar poderia ser alvo de buscas na investigação sobre o gabinete paralelo chefiado por pastores no Ministério da Educação

Bolsonaro foi a Los Angeles para a Cúpula das Américas - o ministro da Justiça, Anderson Torres, integrou a comitiva brasileira.

A Polícia Federal, responsável pela Operação Acesso Pago, que, dias depois da ligação relatada por Ribeiro, prendeu o ex-ministro da Educação, é subordinada ao Ministério da Justiça. A PF mantém Torres informado de suas missões diariamente. A própria agenda oficial do titular da Justiça cita a participação na cúpula.

Em uma conversa telefônica interceptada pela PF, Ribeiro afirmou ter sido alertado por Bolsonaro sobre o risco de abrirem buscas contra ele. "Ele (Bolsonaro) acha que vão fazer uma busca e apreensão em casa", diz o ex-ministro da Educação no áudio. O diálogo de Ribeiro, com a filha, é interrompida tão logo ela afirma que está ligando do "celular normal". "Ah, é? Ah, então depois a gente se fala", responde Ribeiro.

A resposta chamou atenção dos investigadores, que suspeitam que o ex-ministro sabia que estava sendo grampeado. A Procuradoria da República no Distrito Federal pediu o envio do processo ao Supremo Tribunal Federal para que seja investigada "possível interferência ilícita" de Bolsonaro.

O delegado federal Bruno Calandrini, responsável pela investigação sobre o gabinete paralelo no MEC, disse acreditar que houve vazamento do inquérito. "Os indícios de vazamento são verossímeis e necessitam de aprofundamento diante da gravidade do fato aqui investigado", escreveu o delegado em manifestação enviada à Justiça Federal em Brasília, anteontem.

Para Calandrini, as conversas interceptadas "evidenciam" que Ribeiro "estava ciente" de que sofreria buscas. O documento diz ainda que o exministro demonstrou "extrema preocupação" com os pastores presos Gilmar Santos e Arilton Moura. "Chamaram atenção a preocupação e a precisão da afirmação de Milton ao relatar à filha que seria alvo de busca e apreensão." O Ministério Público Federal também viu indícios de vazamento e pediu investigação para saber se houve violação de sigilo e favorecimento pessoal.

Ribeiro foi preso na última quarta-feira. No dia seguinte, o desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF-1), cassou a decisão, e o ex-ministro deixou a carceragem da PF em São Paulo.

O advogado de Bolsonaro, Frederick Wassef, negou que o presidente tenha interferido na PF e falado com Ribeiro por telefone sobre o caso.
 

Foto: Divulgação

Comentários

Outras Notícias

[Manifestantes de Salvador se uniram em defesa da democracia nesta quinta]
Política

Manifestantes de Salvador se uniram em defesa da democracia nesta quinta

13 de Agosto de 2022

Grupos de manifestantes fizeram um ato em defesa da democracia no Campo Grande, Centro de Salvador, na manhã desta quinta-feira (11).

[Prazo para pedir voto em trânsito termina na próxima quinta-feira]
Brasil

Prazo para pedir voto em trânsito termina na próxima quinta-feira

13 de Agosto de 2022

Se encerra na próxima quinta-feira (18), o prazo para os eleitores solicitarem o voto em trânsito para as eleições de outubro

[Mendonça trava inquéritos que incomodam Bolsonaro]
Justiça

Mendonça trava inquéritos que incomodam Bolsonaro

13 de Agosto de 2022

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o julgamento de uma série de recursos apresentados nos inquéritos que atingem o presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados

[Brasileiros entram na lista do calote por deixar de pagar gasto com alimento]
Economia

Brasileiros entram na lista do calote por deixar de pagar gasto com alimento

13 de Agosto de 2022

A fatia de brasileiros que engrossou a lista de inadimplentes pela falta de pagamento de despesas com comida, entre janeiro e junho, foi a maior em cinco anos

[Homem é único em Salvador autorizado a plantar maconha em casa]
Bahia

Homem é único em Salvador autorizado a plantar maconha em casa

13 de Agosto de 2022

Desde fevereiro deste ano, o engenheiro e morador da capital baiana está autorizado a cultivar a planta cannabis, que é o remédio dele

[Bolsonaro diz que rachadinha é
Política

Bolsonaro diz que rachadinha é "prática meio comum" e desconversa: "não vou falar de mim"

13 de Agosto de 2022

Em entrevista neste sábado (13) ao canal Cara a Tapa, no Youtube, Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o esquema de corrupção conhecido como "rachadinha" - que foi alvo de investigação em gabinetes dos filhos Flávio e Carlos - é "prática meio comum" entre os políticos