Bolsonaro tem planos de usar o 7 de Setembro como palanque
05 de Julho de 2022 - Correio Braziliense
Bolsonaro já tem planos de utilizar novamente o Dia da Independência como palanque à reeleição
Neste ano, porém, fatores únicos marcam a data: o feriado festejará os 200 anos da Independência do Brasil em relação à Coroa portuguesa, e ocorrerá a menos de um mês do primeiro turno de uma eleição presidencial marcada pela polarização.
Além disso, também haverá o retorno dos desfiles militares, que foram suspensos por dois anos devido à pandemia, o que deverá atrair mais pessoas para os locais dos festejos.
Em entrevista para o Correio Braziliense, Bolsonaro confirmou que haverá manifestações políticas.
"O que está sendo organizado, por exemplo, é o 7 de Setembro. É onde a presença do povo estaria dando uma manifestação de que lado eles estão. Eles querem aproveitar a data para ter uma grande concentração, por exemplo, em São Paulo, nas capitais, e aqui em Brasília", disse.
Apesar da declaração do presidente deixar claro que pretende fazer da data mais um dia de tumulto, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) afirma que Bolsonaro falou que "a população poderia fazer uma manifestação, e não que ele convidaria".
"A manifestação do 7 de Setembro ocorre todos os anos há uma década e, este, comemoramos o bicentenário da Independência. Portanto, é natural que tenhamos um evento com grande participação popular", minimizou.
O vice-presidente da Câmara e aliado de Bolsonaro, Lincoln Portela (PL-MG), também ressalta que é "natural que as pessoas façam manifestações". E enfatizou que serão atos pacíficos.
"Nunca tivemos manifestações nossas de pessoas irem armadas, de terem confronto com a polícia, ou de grupos ideológicos se digladiando. Colocar o que colocamos na Avenida Paulista pacificamente, o que colocamos em Brasília pacificamente, não existe em lugar nenhum do mundo", disse, referindo-se aos atos de 2021.
O cientista político do Insper Leandro Consentino avalia que os atos planejados por Bolsonaro são pensados de forma estratégica, para gerar a sensação de que há apoio popular. "Flertar com uma tentativa de golpe pode até anabolizar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a migração para voto útil já no primeiro turno", analisou.
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Comentários
Outras Notícias
Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano
21 de Janeiro de 2026O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.
Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025
21 de Janeiro de 2026Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias
Ivete Sangalo comandará trio elétrico no Circuito Preta Gil no Carnaval do Rio em 2026
21 de Janeiro de 2026Foto: Rafa Mattei
Escola de Dança da Funceb vai sortear 93 bolsas gratuitas para Cursos Livres em 2026
21 de Janeiro de 2026Foto: Lucas Malkut
Solange Almeida relembra saída do Aviões do Forró e diz que foi pressionada a assumir decisão
21 de Janeiro de 2026Foto: TV Cultura
Suíca exalta grandiosidade da Nova Rodoviária e afirma que equipamento irá movimentar a economia dos bairros periféricos
20 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação/Redes Sociais
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023