Política

Com discurso derrotista, bolsonaristas apostam na estratégia de "perseguição do TSE"

27 de Outubro de 2022 - Revista Fórum
[Com discurso derrotista, bolsonaristas apostam na estratégia de

Levantamento DataFórum desta quinta-feira (27) mostra que a comunidade pró-Bolsonaro permanece na defensiva

Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitar a ação sobre as rádios na Bahia, de que teriam favorecido a candidatura de Lula, retomou discurso de ataque às instituições democráticas. 

Dessa maneira, o TSE e o ministro Alexandre de Moraes se tornaram, novamente, o principal alvo do bolsonarismo nas redes. O argumento, que não é novo, é que existe uma "perseguição judicial" contra a candidatura de Jair Bolsonaro (PL) e já tratam isso como o fator decisivo para uma possível derrota do mandatário. 

Entre a comunidade pró-Lula foi adotado um tom mais ameno com foco em tiradas bem-humoradas e com foco em destacar apoio de personalidades públicas nesta reta final de campanha. No entanto, também houve espaço para a denúncia de atrocidades cometidas pelo governo Bolsonaro.  

Além disso, teve muita repercussão o vídeo com uma nova versão do jingle "Sem Medo de Ser Feliz", que congrega uma série de artistas, assim como ocorreu na campanha de 1989. 

A comunidade pró-Lula obteve 48% das menções no Twitter. Por sua vez, a comunidade pró-Bolsonaro teve 34% das citações. 

Foram analisados 2.960.625 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: lulaoficial, @lulaoficial, jairbolsonaro, @jairbolsonaro, cirogomes, @cirogomes, lula, bolsonaro, ciro, @simonetebetbr, simonetebetbr, "simone tebet", @ptbrasil, ptbrasil, @plnacional_, plnacional_, PDT_Nacional, @PDT_Nacional, MDB_Nacional, @MDB_Nacional. 

Lulistas adotam tom mais propositivo e bem-humorado na reta final 

Houve um grande destaque para vídeo com o apoio de artistas e intelectuais à candidatura de Lula, uma reedição do jingle "Sem Medo de Ser Feliz" e foi compartilhado por vários influenciadores da comunidade. Ainda houve revelação de outros apoios, como do MC Poze do Rodo. 

O tweet de maior engajamento foi do Felipe Neto, no qual reafirma a hipocrisia de bolsonaristas que dizem ir para Portugal se Lula vencer as eleições. A temática da compra de votos pelo bolsonarismo é evidenciada pela promessa do candidato de extrema-direita em fazer mais obras nas cidades onde for mais votado.  

Bolsonaristas se fazem de vítima e acusam TSE de perseguição 

O agrupamento bolsonarista se dividiu em algumas temáticas, retratando Bolsonaro como um candidato antissistema e que o Judiciário e a mídia como seus inimigos. A decisão de Alexandre de Moraes de indeferir interpelação bolsonarista sobre inserções em rádio foi lamentada e colocada como evidência de que Bolsonaro é desfavorecido no pleito. 

O deputado eleito Nikolas Ferreira foi um dos principais destaques, afirmando que Lula vai desmilitarizar as polícias e tomar outras ações que, segundo ele, favorecem o crime. Houve espaço ainda para afirmação de políticas supostamente implementadas por Bolsonaro, além de comparação do seu governo com os governos do PT.

Cultura de Rede

A comunidade é fortemente inclinada a favor de Lula e contrária a Bolsonaro. Como ontem, houve preocupação com os comentários favoráveis a Tebet para sucessão de Lula. Para a sucessão, são aventados candidatos como Léo Péricles e Gil do Vigor, esse último em tom bem-humorado. 

Personagens da cultura pop são destacados, Rihanna e Lula são lembrados como os retornos à cena mais aguardados de 2022. Bolsonaro é desfavorecido pelos internautas da comunidade, sendo criticado por sua má gestão ambiental e também pela desinformação patrocinada por sua campanha. Essa comunidade obteve 14% das menções.

 

Foto: Divulgação

Comentários

Outras Notícias

[Matheus Ceará fala sobre depressão, ansiedade e dependência do álcool]
Fofoca

Matheus Ceará fala sobre depressão, ansiedade e dependência do álcool

08 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Programa Gás do Povo vai atender mais de 1,8 milhão de famílias na Bahia]
Brasil

Programa Gás do Povo vai atender mais de 1,8 milhão de famílias na Bahia

08 de Setembro de 2025

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

[Anvisa veta comercialização de anel que promete medir glicose sem picada]
Saúde

Anvisa veta comercialização de anel que promete medir glicose sem picada

08 de Setembro de 2025

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

[Lula e ministros acompanham desfile; público entoa
Política

Lula e ministros acompanham desfile; público entoa "sem anistia"

07 de Setembro de 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[Jovens de 9 países participam de curso de pesquisas oceânicas no Rio]
Educação

Jovens de 9 países participam de curso de pesquisas oceânicas no Rio

07 de Setembro de 2025

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

[Desfile de 7 de Setembro tem esforço conjunto de equipes de segurança]
Brasil

Desfile de 7 de Setembro tem esforço conjunto de equipes de segurança

06 de Setembro de 2025

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil