Política

"Não li, nem vou ler", diz Bolsonaro sobre entrevista de Zambelli à Folha de São Paulo

24 de Fevereiro de 2023 - Folha Press
[

“Não discuti o assunto dessa notícia com ninguém. Eu não li essa entrevista, nem vou ler”, disse Bolsonaro à CNN Brasil.

Alan Santos/PR

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta quinta-feira (23) não ter conversado com ninguém a respeito da entrevista concedida à Folha pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), na qual ela fez críticas ao aliado.

“Não discuti o assunto dessa notícia com ninguém. Eu não li essa entrevista, nem vou ler”, disse Bolsonaro à CNN Brasil.

A deputada federal, bolsonarista e apoiadora da pauta armamentista, deu entrevista ao jornal criticando a postura de seu aliado após a derrota nas eleições presidenciais do ano passado, e levantou a bandeira branca ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Ela afirmou que Bolsonaro deveria ter repudiado veementemente os atos antidemocráticos pelo país antes de deixar a presidência, e disse que o esforço da oposição deve ser no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Na live que Bolsonaro fez em 30 de dezembro, ele tinha que ter deixado claro o que pensava. Ele seria um remédio [contra o golpismo] se tivesse dito que era para as pessoas saírem dos quartéis.”

“Tenho dito que, como deputada, minha briga não pode ser a mesma da legislatura passada. Eu tinha o papel de defender Bolsonaro e o governo, qualquer um que os atacasse tinha que virar um alvo meu. Nesta legislatura, Bolsonaro não é mais presidente, então nosso alvo tem que ser Lula, seus feitos e desfeitos”, disse Zambelli.

“A gente está em outro patamar, agora não é hora de bater no STF”, completou a deputada.

Mesmo assim, a entrevista gerou repercussão entre o círculo de Bolsonaro. Segundo a colunista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o ex-presidente afirmou a interlocutores mais próximos que foi traído por Zambelli, acreditando em um possível acordo feito por ela com Moraes para retornar às redes sociais e evitar a possibilidade de prisão.

A tese teria sido reforçada com a entrevista e com a decisão do ministro da Suprema Corte brasileira permitindo a reativação das redes sociais da parlamentar, antes suspensas.

Já deputados mais próximos a Bolsonaro desaprovaram as opiniões de Carla Zambelli, entendendo a entrevista como uma forma de autopromoção e de confirmação de uma suposta infidelidade ao ex-presidente.

No círculo bolsonarista, a deputada federal vem sendo chamada de “nova Joice”, em referência à Joice Hasselmann, fiel aliada do ex-presidente que passou a ser uma opositora.

Para esses deputados, a parlamentar está aderindo ao pragmatismo político pelo medo de ser presa e, atualmente, é consenso que os ataques têm que ser concentrados em Lula em vez do STF.

A relação do ex-mandatário e da deputada federal se estremeceu desde o episódio protagonizado por Zambelli às vésperas do segundo turno, quando ela apontou uma arma e perseguiu um homem negro no Jardins, bairro nobre da cidade de São Paulo. 

Comentários

Outras Notícias

[Matheus Ceará fala sobre depressão, ansiedade e dependência do álcool]
Fofoca

Matheus Ceará fala sobre depressão, ansiedade e dependência do álcool

08 de Setembro de 2025

Foto: Reprodução / Redes Sociais

[Programa Gás do Povo vai atender mais de 1,8 milhão de famílias na Bahia]
Brasil

Programa Gás do Povo vai atender mais de 1,8 milhão de famílias na Bahia

08 de Setembro de 2025

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

[Anvisa veta comercialização de anel que promete medir glicose sem picada]
Saúde

Anvisa veta comercialização de anel que promete medir glicose sem picada

08 de Setembro de 2025

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

[Lula e ministros acompanham desfile; público entoa
Política

Lula e ministros acompanham desfile; público entoa "sem anistia"

07 de Setembro de 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[Jovens de 9 países participam de curso de pesquisas oceânicas no Rio]
Educação

Jovens de 9 países participam de curso de pesquisas oceânicas no Rio

07 de Setembro de 2025

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

[Desfile de 7 de Setembro tem esforço conjunto de equipes de segurança]
Brasil

Desfile de 7 de Setembro tem esforço conjunto de equipes de segurança

06 de Setembro de 2025

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil