Regulamentação de redes sociais no Brasil é inevitável, diz Pacheco
09 de Abril de 2024 - Redação Pernambués agora![Regulamentação de redes sociais no Brasil é inevitável, diz Pacheco [Regulamentação de redes sociais no Brasil é inevitável, diz Pacheco]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/236954/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Declaração de presidente do Senado ocorre após falas de Elon Musk / Foto Lula Marques
O presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta segunda-feira (8) que a regulamentação das redes sociais no país é inevitável para que não haja discricionariedade por parte das plataformas.
“O que podemos contribuir para efetivação da solução desse debate que se travou nos últimos dias é entregar marcos legislativos que sejam inteligentes e eficientes para poder disciplinar o uso dessas redes sociais no país”, disse o senador, em entrevista coletiva, após manifestações do empresário Elon Musk, dono da rede X, sobre decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Segundo Pacheco, é preciso ter uma disciplina legal sobre o tema, inclusive para evitar que o Poder Judiciário tenha que decidir sobre questões relativas ao uso das redes sociais sem que haja uma lei que discipline o assunto.
“Isso acaba gerando controvérsias como essa que nós vimos de o Poder Judiciário precisar agir em relação a atos antidemocráticos, a violações de direitos, atentado à democracia e isso ser interpretado como algum tipo de censura ou inibição da liberdade de expressão”.
Pacheco citou o projeto de lei sobre a regulação das plataformas digitais, que foi aprovado em 2020 no Senado e agora tramita na Câmara dos Deputados.
“Considero isso fundamental, não é censura, não é limitação da liberdade de expressão, são regras para o uso dessas plataformas digitais para que não haja captura de mentes de forma indiscriminada e que possa manipular desinformações, disseminar ódio, violência, ataques a instituições. Há um papel cívico que deve ser exercido pelas plataformas digitais de não permitir que esse ambiente seja um ambiente de vale tudo vale tudo”.
“A melhor resposta que o Brasil pode dar a esse que eu considero um ataque inadmissível à Suprema Corte e à própria soberania brasileira é a resposta político-institucional. De um lado, todo apoio ao trabalho do Judiciário pelos instrumentos de apuração de quem utiliza as redes sociais para atos criminosos. E ao mesmo tempo, o debate político que o Congresso Nacional vem fazendo”
Nos últimos dias, Elon Musk publicou uma uma série de postagens criticando o ministro Alexandre de Moraes e o STF. No sábado (6), ele usou o espaço para comentários do perfil do próprio ministro no X para atacá-lo. Na noite de domingo, Moraes determinou a inclusão de Musk entre os investigados do chamado Inquérito das Milícias Digitais (Inq. 4.874), que apura a atuação criminosa de grupos suspeitos de disseminar notícias falsas em redes sociais para influenciar processos políticos. Na mesma decisão, o ministro ordena a instauração de um “inquérito por prevenção” para apurar as condutas de Musk.
Comentários
Outras Notícias
![Atenção! Golpistas criam site falso do Bahia para enganar torcedores [Atenção! Golpistas criam site falso do Bahia para enganar torcedores]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237696/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Atenção! Golpistas criam site falso do Bahia para enganar torcedores
09 de Abril de 2025Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
![MP-BA apura deficiências no atendimento à população LGBTQIAPN+ na Bahia [MP-BA apura deficiências no atendimento à população LGBTQIAPN+ na Bahia]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237695/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
MP-BA apura deficiências no atendimento à população LGBTQIAPN+ na Bahia
09 de Abril de 2025Foto: Divulgação / MP-BA / Canva / Reprodução
![Projeto capacita professores para inclusão de estudantes com TDAH nas escolas [Projeto capacita professores para inclusão de estudantes com TDAH nas escolas]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237694/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Projeto capacita professores para inclusão de estudantes com TDAH nas escolas
09 de Abril de 2025Foto: Reprodução/Internet
![Anvisa veta uso de ora-pro-nóbis em suplementos alimentare [Anvisa veta uso de ora-pro-nóbis em suplementos alimentare]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237693/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa veta uso de ora-pro-nóbis em suplementos alimentare
09 de Abril de 2025Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
![Anvisa veta uso de ora-pro-nóbis em suplementos alimentares [Anvisa veta uso de ora-pro-nóbis em suplementos alimentares ]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237692/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa veta uso de ora-pro-nóbis em suplementos alimentares
09 de Abril de 2025Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
![Blitz do SindilimpBA no Agreste Baiano amplia debates sobre PL, democracia, governo Lula e PED [Blitz do SindilimpBA no Agreste Baiano amplia debates sobre PL, democracia, governo Lula e PED]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237691/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Blitz do SindilimpBA no Agreste Baiano amplia debates sobre PL, democracia, governo Lula e PED
08 de Abril de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023