Audiência reivindica reativação do Conselho Municipal de Mulheres
15 de Abril de 2024 - Assessoria da vereadora![Audiência reivindica reativação do Conselho Municipal de Mulheres [Audiência reivindica reativação do Conselho Municipal de Mulheres]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/236988/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Cerca de 100 ativistas participaram do debate e questionaram as ausências de representantes da Prefeitura e SPMJ / Foto Assessoria de comunicação
Com o tema “Cadê o Conselho Municipal de Mulheres?”, uma audiência pública, realizada na última quarta-feira (10), encheu o auditório da Casa da Mulher Brasileira para reivindicar a reativação dessa ferramenta que garante a participação social na implementação de políticas públicas. Diante da ausência de representantes da Prefeitura de Salvador e da Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a audiência definiu importantes encaminhamentos para dar continuidade a esta luta.
Entre as ações definidas estão o protocolo de uma representação ao Ministério Público, a denúncia aos Conselhos Estadual e Nacional de Mulheres, além da notificação da Casa Civil e SPMJ para questionar a utilização do recurso que seria destinado ao Conselho, desativado desde 2019. A criação de uma comissão de mobilização pró-conselho e de um acervo histórico do órgão, também foram aprovadas.
A audiência, promovida pela Procuradoria de Mulheres da Câmara Municipal de Salvador, órgão presidido pelo mandato coletivo Pretas Por Salvador, a partir da demanda da Rede de Enfrentamento à Violência Contra Mulher, contou com cerca de 100 participantes. Estiveram presentes dirigentes de movimentos populares, entidades de classe, associações, além da Defensoria Pública, a Secretaria de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia (SPM) e a Secretaria de Política de Igualdade Racial (Sepir).
Uma importante retrospectiva histórica foi abordada por ativistas que atuam a partir do Conselho desde a sua fundação. Segundo a vereadora Laina Crisostómo (PSOL), “os relatos deram conta do empenho do poder Executivo no fechamento do equipamento, através do boicote às condições estruturais de atuação, chegando inclusive a ameaçar a realização de conferências municipais de mulheres”.
Diante da situação, a participação expressiva de ativistas de diversas organizações sociais foi considerada um grande marco na mobilização municipal das mulheres pela retomada do Conselho. Criado pela Lei Municipal nº 3.542/1985, o Conselho Municipal de Política para as Mulheres é composto por representantes do poder público e da sociedade civil, e se constitui como um espaço importante para a prática democrática na formulação e implementação de políticas públicas para mulheres.
Comentários
Outras Notícias
![Atenção! Golpistas criam site falso do Bahia para enganar torcedores [Atenção! Golpistas criam site falso do Bahia para enganar torcedores]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237696/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Atenção! Golpistas criam site falso do Bahia para enganar torcedores
09 de Abril de 2025Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
![MP-BA apura deficiências no atendimento à população LGBTQIAPN+ na Bahia [MP-BA apura deficiências no atendimento à população LGBTQIAPN+ na Bahia]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237695/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
MP-BA apura deficiências no atendimento à população LGBTQIAPN+ na Bahia
09 de Abril de 2025Foto: Divulgação / MP-BA / Canva / Reprodução
![Projeto capacita professores para inclusão de estudantes com TDAH nas escolas [Projeto capacita professores para inclusão de estudantes com TDAH nas escolas]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237694/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Projeto capacita professores para inclusão de estudantes com TDAH nas escolas
09 de Abril de 2025Foto: Reprodução/Internet
![Anvisa veta uso de ora-pro-nóbis em suplementos alimentare [Anvisa veta uso de ora-pro-nóbis em suplementos alimentare]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237693/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa veta uso de ora-pro-nóbis em suplementos alimentare
09 de Abril de 2025Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
![Anvisa veta uso de ora-pro-nóbis em suplementos alimentares [Anvisa veta uso de ora-pro-nóbis em suplementos alimentares ]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237692/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa veta uso de ora-pro-nóbis em suplementos alimentares
09 de Abril de 2025Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
![Blitz do SindilimpBA no Agreste Baiano amplia debates sobre PL, democracia, governo Lula e PED [Blitz do SindilimpBA no Agreste Baiano amplia debates sobre PL, democracia, governo Lula e PED]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237691/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Blitz do SindilimpBA no Agreste Baiano amplia debates sobre PL, democracia, governo Lula e PED
08 de Abril de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023