Pela primeira vez, TSE tem duas ministras negras em sessão plenária
09 de Maio de 2024 - Redação Pernambués agora![Pela primeira vez, TSE tem duas ministras negras em sessão plenária [Pela primeira vez, TSE tem duas ministras negras em sessão plenária]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237066/IMAGEM_NOTICIA_1.jpg)
Fato foi considerado histórico pelo presidente da Corte / Foto Alejandro Zambrana
Pela primeira vez na história, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teve a participação de duas mulheres negras como ministras em uma mesma sessão plenária, com a presença na bancada de Edilene Lôbo e Vera Lúcia Santana Araújo.
Ambas substituíram, nesta quinta-feira (9), os ministros Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares, ausentes justificados.
Além delas, outras duas mulheres compuseram a bancada, as ministras Cármen Lúcia, da cota do Supremo Tribunal Federal, e Isabel Gallotti, da cota do Superior Tribunal de Justiça. Foi a quarta vez na história que a maioria dos julgadores foi composta por mulheres.
Completaram a bancada na sessão desta quinta-feira os ministros Raul Araújo, Nunes Marques e Alexandre de Moraes, presidente do TSE, que classificou a sessão como histórica.
“A bancada de julgamento de hoje realça que é crucial a superação da desigualdade de gênero e de raça nos espaços decisórios no Brasil. Vejo que uma sociedade assentada na desigualdade não tem um futuro próspero”, disse a ministra Edilene Lôbo, a primeira mulher negra a assumir, em setembro de 2023, uma cadeira no TSE.
A ministra Vera Lúcia, que participou de sua primeira sessão plenária, disse que “o registro dessa sessão histórica há de renovar os compromissos com a cidadania e com a promoção da dignidade da pessoa humana como pressupostos garantidores de que sejamos, efetivamente, um Estado Democrático de Direito”.
O ministro Gallotti, por sua vez, registrou que somente quando for alcançada a igualdade entre homens e mulheres na sociedade brasileira que o fato de ter uma bancada com maioria de mulheres “não será mais notícia, como é hoje”.
Já Cármen Lúcia, recém-eleita presidente do TSE para o próximo biênio, enfatizou a diferença entre o ódio direcionado a homens e mulheres. “O discurso de ódio contra a mulher diz respeito sempre a uma desmoralização pessoal, sexual, que atinge o parceiro, a filha, o filho e que, portanto, desestimula até mesmo aquela mulher que teria coragem, vontade e vocação para se candidatar”, afirmou.
O TSE também lançou, nesta quinta-feira, uma campanha de incentivo à participação feminina na política, com o slogan Mulher na política é outra história. O material audiovisual deverá ser veiculado em rádio e TV até 9 de junho.
Comentários
Outras Notícias
![Atenção! Golpistas criam site falso do Bahia para enganar torcedores [Atenção! Golpistas criam site falso do Bahia para enganar torcedores]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237696/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Atenção! Golpistas criam site falso do Bahia para enganar torcedores
09 de Abril de 2025Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
![MP-BA apura deficiências no atendimento à população LGBTQIAPN+ na Bahia [MP-BA apura deficiências no atendimento à população LGBTQIAPN+ na Bahia]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237695/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
MP-BA apura deficiências no atendimento à população LGBTQIAPN+ na Bahia
09 de Abril de 2025Foto: Divulgação / MP-BA / Canva / Reprodução
![Projeto capacita professores para inclusão de estudantes com TDAH nas escolas [Projeto capacita professores para inclusão de estudantes com TDAH nas escolas]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237694/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Projeto capacita professores para inclusão de estudantes com TDAH nas escolas
09 de Abril de 2025Foto: Reprodução/Internet
![Anvisa veta uso de ora-pro-nóbis em suplementos alimentare [Anvisa veta uso de ora-pro-nóbis em suplementos alimentare]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237693/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa veta uso de ora-pro-nóbis em suplementos alimentare
09 de Abril de 2025Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
![Anvisa veta uso de ora-pro-nóbis em suplementos alimentares [Anvisa veta uso de ora-pro-nóbis em suplementos alimentares ]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237692/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Anvisa veta uso de ora-pro-nóbis em suplementos alimentares
09 de Abril de 2025Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
![Blitz do SindilimpBA no Agreste Baiano amplia debates sobre PL, democracia, governo Lula e PED [Blitz do SindilimpBA no Agreste Baiano amplia debates sobre PL, democracia, governo Lula e PED]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237691/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Blitz do SindilimpBA no Agreste Baiano amplia debates sobre PL, democracia, governo Lula e PED
08 de Abril de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023