Política

Lula fala em ‘supremacia branca’ ao se queixar da falta de diversidade em evento do Judiciário

17 de Setembro de 2024 - Redação Pernambués agora
[Lula fala em ‘supremacia branca’ ao se queixar da falta de diversidade em evento do Judiciário]

No Itamaraty, presidente disse ter visto maior diversidade, diferente do Judiciário. Quando pôde, contudo, ele não indicou negros para o STF / Foto Ricardo Stucker

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se queixou de uma “supremacia branca” durante uma cerimônia do poder Judiciário da qual participou. Lula não citou o evento, mas no dia 3 de setembro, ele esteve na posse do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell.

Segundo o presidente da República, o público presente estava “fora da realidade brasileira”. Ele fez um contraponto com o que observou na cerimônia de formatura do Instituto Rio Branco, no Itamaraty, nesta segunda-feira (12).

“Eu fui na posse de um ministro esses dias, no tribunal, era uma supremacia branca, que não tem nada a ver com a realidade brasileira. Eu dizia que não vi nenhum aluno no ProUni naquela posse, não vi nenhum aluno do Fies, parecia que era um outro mundo. Então, quando venho aqui e vejo que Brasil está representado na questão de gênero, na questão racial, fico com orgulho. Porque o Itamaraty é um centro de excelência”, disse Lula

Desde que assumiu a presidência, Lula indicou dois ministros para o Supremo Tribunal Federal (STF), tendo optado por Cristiano Zanin e Flávio Dino. Nenhum deles é negro. Questionado à época, o presidente disse que era “mais difícil” encontrar nomes qualificados de mulheres e negros para ocupar cargos no primeiro escalão.

Segundo o chefe do poder Executivo, a razão seria a ausência da participação políticos desses grupos de forma mais contundente.

Comentários

Outras Notícias