Política

Wagner Moura comenta ofensivas bolsonaristas e denúncias de perseguição internacional

09 de Fevereiro de 2026 - Redação Pernambués agora
[Wagner Moura comenta ofensivas bolsonaristas e denúncias de perseguição internacional]

Foto: TV Globo

O ator Wagner Moura e o cineasta Kleber Mendonça Filho relataram estar sendo alvo de ataques promovidos por grupos conservadores alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. As declarações foram dadas em entrevista ao jornal britânico The Guardian, onde ambos abordaram a onda de desinformação e hostilidade enfrentada no Brasil.
Segundo Moura, há publicações que afirmam, sem provas, que ele e o diretor teriam recebido grandes quantias de recursos públicos para viabilizar o filme O Agente Secreto. O ator rebateu as acusações e ressaltou que o incentivo à cultura está previsto na Constituição Federal, sendo um direito legal e transparente.
Indicado ao Oscar de melhor ator, Moura também relembrou os obstáculos enfrentados por Marighella (2019), que teve sua estreia adiada por mais de dois anos. Para ele, o filme foi prejudicado por ações indiretas durante o governo Bolsonaro, o que caracterizou um boicote velado à produção.
Kleber Mendonça Filho reforçou a dificuldade de reagir a esse tipo de sabotagem, enquanto Moura destacou o peso de se posicionar publicamente contra o ex-presidente. Ambos também citaram episódios ocorridos após o impeachment de Dilma Rousseff, quando sofreram ameaças e ataques por críticas feitas ao cenário político da época.

Comentários

Outras Notícias

[MP-BA apura possíveis irregularidades em contratos do Carnaval de Correntina]
Bahia

MP-BA apura possíveis irregularidades em contratos do Carnaval de Correntina

03 de Julho de 2026

Foto: Divulgação / Prefeitura

[Estudo aponta que maioria dos medicamentos acionados na Justiça já deveria estar disponível no SUS]
Saúde

Estudo aponta que maioria dos medicamentos acionados na Justiça já deveria estar disponível no SUS

03 de Julho de 2026

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

[Prefeitura afirma que Gusttavo Lima devolveu apenas parte do cachê após cancelamento de show em Pernambuco]
Fofoca

Prefeitura afirma que Gusttavo Lima devolveu apenas parte do cachê após cancelamento de show em Pernambuco

03 de Julho de 2026

Foto: Instagram

[SBT suspende plano de entrevistar presidenciáveis no programa de Patrícia Abravanel]
Fofoca

SBT suspende plano de entrevistar presidenciáveis no programa de Patrícia Abravanel

03 de Julho de 2026

Foto: Reprodução / Gabriel Cardoso / SBT

[SindilimpBA leva garis e margaridas às ruas no 2 de Julho para cobrar aprovação do PL 4146/2020]
Bahia

SindilimpBA leva garis e margaridas às ruas no 2 de Julho para cobrar aprovação do PL 4146/2020

03 de Julho de 2026

Trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana durante desfile do 2 de Julho em Salvador | FOTO: Divulgação |

[Operações de segurança causam R$ 3 bi em prejuízo ao crime organizado]
Justiça

Operações de segurança causam R$ 3 bi em prejuízo ao crime organizado

02 de Julho de 2026

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil