Política

Jovens são apenas 6,8% dos candidatos que disputam corrida eleitoral

19 de Setembro de 2014 - Piatã

A presença de candidatos jovens entre as 25.919 nomes que vão concorrer neste ano a 12 cargos federais e estaduais ainda está muito abaixo do esperado, segundo o levantamento Sub-representação de Negros, Indígenas e Mulheres: Desafio à Democracia, lançado hoje (19), pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), em Brasília.

O estudo feito a partir de dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral destaca que os candidatos com menos de 29 anos somam 6,8% do total, enquanto essa faixa etária responde por mais de 50% da população, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar da baixa representatividade desse segmento entre os que disputam a corrida eleitoral, a assessora política do Inesc, Carmela Zigoni, afirma que há sinais positivos nos dados levantados. Como esta é a primeira eleição em que os candidatos tiveram que declarar - além do sexo, raça e cor, a partir do corte usado pelo IBGE, foi possível identificar que entre os candidatos jovens está a maior participação de negros (45,4%) e mulheres (52,3%). “A gente acredita que tem um caminho de maior equidade acontecendo nas candidaturas”, afirmou, apesar de reconhecer que a participação ainda é inexpressiva.

“Muitas vezes isso acontece porque a juventude não compreende o sistema político como representativo de suas demandas e busca outras formas de organização política”, completou a pesquisadora.

A distância entre o perfil da população brasileira - que será representada por alguns destes nomes - e o perfil dos possíveis representantes identificados no levantamento também confirmou o desequilíbrio em relação às candidaturas de mulheres. Apesar do sexo feminino representar a maior parte da população, elas são apenas 30,7% entre os candidatos a deste pleito.

De acordo com os pesquisadores do instituto, os partidos “somente cumprem as cotas de 30% previstas em lei” e o resultado é que as candidatas pretas, pardas e indígenas “permanecem invisibilizadas entre as candidaturas majoritárias.”

A composição das candidaturas de mulheres brancas, mulheres negras e indígenas que têm a menor representação no pleito é superada inclusive pelas de homens negros que já estão em desvantagem em termos de candidaturas. Dos quase 26 mil candidatos registrados, 38,6% são homens brancos e 30% são homens negros, enquanto 16,5% são mulheres brancas e 14,2% mulheres negras.

“Ao que tudo indica, na hora do voto a dupla discriminação opera – a de gênero e raça e cor – uma vez que contam-se nos dedos as parlamentares mulheres negras presentes hoje no Parlamento. No caso das mulheres indígenas, a situação é mais grave: o Congresso Nacional não conta com nenhum representante desse grupo da população”, concluíram os pesquisadores.

Os dados do levantamento serão divulgados hoje, em um encontro em Brasília, aberto ao público. Todas as informações foram reunidas em uma publicação que será distribuída gratuitamente no local. No período da tarde, representantes de diversas organizações sociais vão discutir como a sub-representação pode ser solucionada em uma Reforma Política mais completa do que as que vem sendo propostas no Congresso.

Com informações da Agência Brasil

Comentários

Outras Notícias

[Ana Maria Braga se emociona ao lembrar de Tom Veiga, o eterno Louro José]
Fofoca

Ana Maria Braga se emociona ao lembrar de Tom Veiga, o eterno Louro José

23 de Outubro de 2025

Foto: Reprodução / TV Globo

[Volume de chuva em Salvador supera média de outubro em apenas um dia]
Bahia

Volume de chuva em Salvador supera média de outubro em apenas um dia

23 de Outubro de 2025

Foto: Bahia Notícias

[Sesab convoca mais 368 profissionais para reforçar rede estadual de saúde]
Saúde

Sesab convoca mais 368 profissionais para reforçar rede estadual de saúde

23 de Outubro de 2025

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

[STJ confirma que plano de saúde deve cobrir tratamento contra obesidade prescrito por médico]
Saúde

STJ confirma que plano de saúde deve cobrir tratamento contra obesidade prescrito por médico

23 de Outubro de 2025

Foto: Divulgação

[AVC mata uma pessoa a cada seis minutos no Brasil, revela levantamento]
Brasil

AVC mata uma pessoa a cada seis minutos no Brasil, revela levantamento

22 de Outubro de 2025

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

[Jair Ventura comemora vitória histórica do Vitória sobre o Santos e vê evolução do time]
Esportes

Jair Ventura comemora vitória histórica do Vitória sobre o Santos e vê evolução do time

22 de Outubro de 2025

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória