BOMBA: revista Veja afirma que presidente de ONG diz que PT da Bahia desviou milhões de programa habitacional
20 de Setembro de 2014 - PiatãA presidente do Instituto Brasil, Dalva Sele Paiva, revelou em entrevista a Veja que a entidade foi criada para ajudar a financiar o caixa eleitoral do PT na Bahia, um esquema que funcionou por quase uma década com dinheiro desviado de “projetos sociais” das administrações petistas.
A revista VEJA dessa semana traz em destaque uma matéria que trará muitos desdobramentos na politica baiana e vai refletir diretamente no processo eleitoral de 5 de outubro. De acordo com a publicação, o Partido dos Trabalhadores (PT-BA) teria desviado milhões de reais de um programa habitacional para financiar o caixa da campanha eleitoral de candidatos do partido.
Segundo a Veja, o Ministério Público investiga desde 2010 o Instituto Brasil, uma ONG criada pelos petistas da Bahia, que em 2008, foi escolhida pelo governo do estado para construir 1 120 casas populares destinadas a famílias de baixa renda.
A investigação do MP indicava que parte dos 17,9 milhões de reais, que saíram do Fundo de Combate à Pobreza e foram destinados a entidade para construção das obras haviam desaparecido. Contudo, apesar de reunir algumas provas, não havia nada além de suspeitas sobre o destino dado ao recurso desviado.
Ainda de acordo com a publicação o caso está prestes a ter um fim. A presidente do instituto, Dalva Sele Paiva, teria revelado ao veículo de comunicação durante entrevista, que a entidade teria sido criada para ajudar a financiar o caixa eleitoral do PT na Bahia, um esquema que funcionou por quase uma década com dinheiro desviado de “projetos sociais” das administrações petistas. Segundo Dalva, o esquema chegou a movimentar 50 milhões de reais desde 2004.
A presidente explicou que o golpe funcionava da seguinte forma: o Instituto Brasil recebia os recursos, simulava a prestação do serviço e carreava o dinheiro para os candidatos do partido. Como os convênios eram assinados com as administrações petistas, cabia aos próprios petistas a tarefa de fiscalizar. Assim, se o acordo pagava pela construção de 1 000 casas, por exemplo, o instituto erguia apenas 100. O dinheiro que sobrava era rateado entre os políticos do partido.
Redação Bahia no Ar com informações de Veja
Comentários
Outras Notícias
Ana Maria Braga se emociona ao lembrar de Tom Veiga, o eterno Louro José
23 de Outubro de 2025Foto: Reprodução / TV Globo
Volume de chuva em Salvador supera média de outubro em apenas um dia
23 de Outubro de 2025Foto: Bahia Notícias
Sesab convoca mais 368 profissionais para reforçar rede estadual de saúde
23 de Outubro de 2025Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
STJ confirma que plano de saúde deve cobrir tratamento contra obesidade prescrito por médico
23 de Outubro de 2025Foto: Divulgação
AVC mata uma pessoa a cada seis minutos no Brasil, revela levantamento
22 de Outubro de 2025Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Jair Ventura comemora vitória histórica do Vitória sobre o Santos e vê evolução do time
22 de Outubro de 2025Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023