Política

Candidato garantiu que vai construir 8 hospitais no valor de 10 bilhões, mas não disse como

06 de Agosto de 2014 - Piatã

“Em nosso governo, vamos fazer dois hospitais por ano utilizando os recursos economizados com os gastos nas folhas de pagamento do estado destinado aos partidos políticos”, a afirmativa categórica partiu do candidato ao governo do estado da Bahia pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Rogério da Luz, na manhã desta quarta-feira (6), durante a rodada de entrevistas à Roque Santos, na rádio Sucesso FM 93,1.

Da Luz, criticou a forma de governar da atual e de gestões passadas. Para ele, o dinheiro necessário que garantirá saúde de qualidade à todos os baianos está indisponível por conta dos compromissos políticos que os partidos assumem para se eleger. O candidato explica que poderia economizar anualmente cerca de 12 bilhões de reais apenas cortando regalias políticas. “Abre-se secretarias e fecha-se hospitais. Essa forma de administrar é errada. Em meu governo não terei líder de bancada e nem base governista, por que não vou negociar secretarias”, conta. Irônico o candidato, disse que seu objetivo é ver o DEM e o PT serem oposição juntos.

Em suas propostas, Da Luz afirmou que implantará oito hospitais nos quatro anos de governo. “Cada hospital teria o custo de 10 bilhões de reais, distribuiríamos pelas regiões do estado”. Porém o questionamento do radialista Roque Santos,que indagou como isso seria possível ficou sem a devida resposta do candidato.

Durante40 minutos de entrevista, o petebista apresentou suas propostas para os servidores públicos em especial professores e policiais. Da Luz afirmou que estas categorias terão a garantia de seus direitos. “O policial militar vai receber a URV que tanto sonha além de um soldão com gratificações”, afirma. Disse também, que pretende valorizar o servidor com planos de carreira. “Tendo a oportunidade de ser governador da Bahia, serei conhecido como o melhor administrador para os funcionários públicos do estado”.

Da Luz divulgou, em primeira mão, o alto escalão da sua gestão. O candidato citou os nomes deElsimarCoutinho para ser secretário da Saúde e Caetano Veloso para a pasta da Cultura. E ainda parafraseou o cantor de MPB, que usa sempre em suas entrevistas a expressão - ou não -. “Vou convidar Caetano se ele não puder ou não quiser, vou convidar Jorge Portugal, pois é uma pessoa de ampla cultura”, disse.

Na educação, as propostas são a valorização do professor e a inclusão do ensino religioso nas escolas, além da implantação de atividades complementares no turno oposto as aulas regulares. Da Luz, afirmou que a bíblia deve voltar a fazer parte do cotidiano escolar. “O estado não é tão laico assim. Quando se tem imagens no Dique do Tororó ou um crucifixo embaixo do juiz que julga esse estado. Por isso acho que o direito deve ser amplo”, explicou.

Em seu projeto de governo, a Ponte Salvador Itaparica, levaria o nome João Ubaldo Ribeiro, em homenagem ao escritor morto no mês passado, que levou as belezas da ilha para o mundo em seus livros. “A Ponte tem importância impar na ligação da capital com o sul da Bahia as distancias devem ser encurtadas”, opinou.

Sobre a mobilidade urbana, Da Luz sugere a implantação de monotrilhos para as cidades da região metropolitana. De acordo com o candidato, a alternativa é mais barata do que o metrô e mais rápida para ser implantada. “Custa cerca de 10% o valor do metrô. Podemos ligar as cidades de Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho num transporte de qualidade e baixo custo”, comentou.

Da Luz, aproveitou o espaço e pediu aos ouvintes da rádio sucesso que refletissem e desse a ele uma oportunidade. “Eu já trabalhei nas maiores empresas do Brasil e do mundo, sei o que é administrar. Ajudei a estas empresas a investirem bem seu dinheiro, peço uma oportunidade para fazer isso pela Bahia”, concluiu.

Por Giovanna Reyner

Comentários

Outras Notícias

[Bahia lança projeto-piloto de R$ 200 mil para mapear homicídios em Camaçari]
Bahia

Bahia lança projeto-piloto de R$ 200 mil para mapear homicídios em Camaçari

04 de Novembro de 2025

Foto: Divulgação / SSP-BA

[Amazon é condenada na Bahia por exibir anúncios a assinante do Prime Video]
Justiça

Amazon é condenada na Bahia por exibir anúncios a assinante do Prime Video

04 de Novembro de 2025

Foto: Divulgação

[Matuê é atração confirmada no Festival HIT Salvador 2025, em dezembro]
Bahia

Matuê é atração confirmada no Festival HIT Salvador 2025, em dezembro

04 de Novembro de 2025

Foto: @30praum_santos

[Wagner Moura será homenageado em festival internacional de cinema na Califórnia]
Fofoca

Wagner Moura será homenageado em festival internacional de cinema na Califórnia

04 de Novembro de 2025

Foto: Divulgação

[Brasil alcança feito histórico e encerra Mundial de Taekwondo em 3º lugar no quadro geral ]
Esportes

Brasil alcança feito histórico e encerra Mundial de Taekwondo em 3º lugar no quadro geral

31 de Outubro de 2025

Foto: Wander Roberto/COB

[Thiago Couto assume o gol do Vitória e encara desafio após lesão de Lucas Arcanjo]
Esportes

Thiago Couto assume o gol do Vitória e encara desafio após lesão de Lucas Arcanjo

31 de Outubro de 2025

Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias