Política

Prefeitos baianos do PDT são alvos da operação 13 de Maio da Polícia Federal

13 de Maio de 2014 - Piatã

Dois prefeitos baianos do PDT estão na mira da Polícia Federal (PF) e podem ser presos pela operação 13 de Maio. Cleigivaldo Carvalho Santa Rosa, prefeito de Sítio do Quinto, e José Idelfonso Borges dos Santos, de Fátima estão sendo investigados por casos de desvio de recursos públicos.

Cleigivaldo é prefeito de segundo mandato e suas contas referentes aos anos de 2010 a 2012 foram reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios. O pedetista tem ligação com Marcelo Nilo (PDT), presidente da Assembléia Legislativa, e com Mário Negromonte, deputado federal pelo PP.

O deputado federal Félix Mendonça, presidente estadual do PDT, afirmou que o partido só irá se pronunciar sobre que medida tomar após o desenrolar do caso.

A operação 13 de Maio da PF está investigando o desvio de recursos que chegam a R$30 milhões, envolvendo 26 municípios da Bahia, Aracajú (SE) e Brasília (DF). empresários e funcionários públicos formavam uma organização há mais de 10 anos, que desfalcava dinheiro público que ficavam em uma conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Empresas de fachada e laranjas eram contratados para a realizar serviços de engenharia, de transporte escolar e realização de eventos sociais para o grupo.

Redação Bahia no Ar

Comentários

Outras Notícias

[Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador]
Saúde

Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador

19 de Junho de 2026

Foto: Reprodução / Fiocruz Bahia

[Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas]
Esportes

Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas

19 de Junho de 2026

Foto: Reprodução/BBC

[Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”]
Esportes

Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”

19 de Junho de 2026

Foto: Patrick T. Fallon / AFP

[Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho]
Bahia

Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho

19 de Junho de 2026

Foto: André Carvalho / Bahia Notícias

[Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia]
Artigos

Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia

18 de Junho de 2026

Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.

[Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos]
Bahia

Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos

18 de Junho de 2026

Foto: Divulgação