Política

Assembleia da Bahia aprova estatuto da igualdade racial

21 de Maio de 2014 - Piatã

Foi aprovado na terça-feira, 20, com apenas a abstenção do deputado José de Arimateia (PRB), o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia. A iniciativa pioneira foi comemorada pelo relator do projeto, Bira Corôa (PT), que desarquivou um projeto que há cerca de 10 anos tramitava na Assembleia Legislativa.

De acordo com o líder do governo, deputado Zé Neto (PT), a iniciativa representa "a grande diferença no tratamento das políticas públicas" dado pela atual administração estadual. O estatuto é um grande marco", afirma.

Para além da iniciativa, o governista reconheceu o papel da oposição, que dispensou formalidades para a votação do projeto, que institui os sistemas Estadual de Promoção da Igualdade Racial (SISEPIR) e de Financiamento das Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Os deputados aprovaram ainda a alienação e a doação de imóveis no Canela e em São Tomé de Paripe e a urgência para empréstimos de US$ 200 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e US$ 50 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Com informações do A Tarde

Comentários

Outras Notícias

[Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador]
Saúde

Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador

19 de Junho de 2026

Foto: Reprodução / Fiocruz Bahia

[Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas]
Esportes

Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas

19 de Junho de 2026

Foto: Reprodução/BBC

[Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”]
Esportes

Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”

19 de Junho de 2026

Foto: Patrick T. Fallon / AFP

[Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho]
Bahia

Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho

19 de Junho de 2026

Foto: André Carvalho / Bahia Notícias

[Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia]
Artigos

Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia

18 de Junho de 2026

Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.

[Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos]
Bahia

Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos

18 de Junho de 2026

Foto: Divulgação