Maria Maia, ex-prefeita de Candeias, terá que devolver mais de R$ 2 mi ao Fundeb
10 de Abril de 2014 - Piatã
Foto: Divulgação.A ex-prefeita de Candeias, Maria Maia, terá que devolver, com recursos próprios, R$ 2.203.506,17 ao erário municipal. A estipulação dos valores foi determinada na sessão desta quarta-feira (9), no pleno do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA). Com mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em 2012, Maia retirou a quantia do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) sem comprovar as despesas.
O relator do processo, o conselheiro Raimundo Moreira, determinou, ainda, a aplicação de uma multa de R$ 8 mil e estabeleceu que seja encaminhada uma representação ao Ministério Público Estadual (MP-BA) por improbidade administrativa. A atual gestão vai ter que arcar, também, com a devolução de R$ 1.250.989,34 à conta do Fundeb, devido ao desvio de finalidade na aplicação da verba, também sem comprovação.
Segundo Maria Maia, ela não teve acesso aos documentos municipais por não exercer mais o cargo e por outras questões políticas. Além de ser acusada de receber R$ 266 mil de uma doadora que morreu nos Estados Unidos, quatro anos antes das eleições de 2011, a ex-prefeita teve seu mandato cassado por abuso do poder econômico e gastos não contabilizados de campanha (caixa 2).
Comentários
Outras Notícias
Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador
19 de Junho de 2026Foto: Reprodução / Fiocruz Bahia
Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas
19 de Junho de 2026Foto: Reprodução/BBC
Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”
19 de Junho de 2026Foto: Patrick T. Fallon / AFP
Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho
19 de Junho de 2026Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia
18 de Junho de 2026Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.
Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos
18 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023