Prefeito institui Bilhete Único e amplia Domingo é Meia em Salvador
25 de Julho de 2013 - PiatãBenefícios para usuários do transporte público passam a valer já neste domingo (28)
O prefeito de Salvador, ACM Neto, assinou hoje (25) os decretos sobre o Bilhete Único e ampliação do benefício do Domingo é Meia, durante coletiva de imprensa realizada no Palácio Thomé de Souza. Os dois decretos visam reduzir os custos com transporte dos usuários do sistema, e prevêem mudanças já para o próximo domingo (28). O prefeito afirmou que a Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut) fará a reorganização das linhas de transporte visando viabilizar o Bilhete Único, fazendo com que as pessoas passem menos tempo nos ônibus.
O Bilhete Único será implantado em três etapas. A primeira beneficia quem se desloca de uma das regiões da cidade para outra. Salvador é dividida em quatro regiões para a integração do sistema, que correspondem ao Subúrbio, Orla, Itapagipe e Centro, levando em conta algumas áreas do entorno. Quem precisa passar de uma região para outra atualmente paga R$2,80 na primeira passagem e R$ 1,40 na segunda. A partir desse domingo (28), quem pegar dois ônibus para regiões distintas, num período de duas horas, pagará apenas a primeira passagem, ou seja, R$2,80.
Na segunda etapa do Bilhete Único, que vai valer a partir do dia 3 de novembro, usuários que pegam dois ônibus numa mesma região dentro de um período de duas horas pagarão apenas uma passagem, ou seja, R$2,80. Com isso, o benefício será ampliado para toda a cidade, contemplando também quem pega dois ônibus para bairros próximos. A terceira etapa valerá apenas quando for feita a concessão do serviço de transporte, em fase de projeto, e nessa fase o Bilhete Único beneficiará quem pegar dois ônibus num período de três horas.
A medida vale para usuários do Salvador Card, que corresponde aos cartões para estudantes, trabalhadores que recebem vale transporte e proprietários do cartão para bilhete avulso. Para adquirir o cartão para bilhete avulso, o usuário precisa ir a um dos 110 postos de venda e pagar o valor de duas passagens, ou seja, R$5,60. “Já começamos a conversar com o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Salvador (Setps) para aumentar o número dos postos de venda e facilitar o acesso do cidadão ao cartão”, afirmou o prefeito, que estava acompanhado do secretário de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, e do superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller.
Domingo é Meia – O programa Domingo é Meia, que foi implantado em março para quem paga passagem de ônibus em dinheiro, será ampliado para os usuários do cartão de bilhete avulso. Usuários do cartão de estudantes e de vale transporte não terão acesso ao benefício. ACM Neto explicou durante a coletiva que era essencial que o programa passasse por uma fase de adaptação para ser ampliado, o que aconteceu nesses quatro meses de vigência. A medida, que vai beneficiar 450 mil usuários do sistema, 100 mil a mais do que a primeira fase, com pagamento apenas em dinheiro, também passa a valer neste domingo (28).
Aos domingos, os usuários terão o benefício dos dois programas: quem tiver o cartão do bilhete avulso pagará R$1,40 na passagem do primeiro ônibus e na segunda passagem não terá qualquer custo. Quem pagar passagem em dinheiro, no entanto, não terá direito ao Bilhete Único porque não fará a integração entre as áreas. Nesse caso, terá que pagar R$1,40 em cada passagem.
Participaram do evento os vereadores Joceval Rodrigues, Carlos Muniz, Kiki Bispo e Henrique Carballal, que inclusive elogiou a iniciativa da Prefeitura de implantar o Bilhete Único e ampliação do Domingo é Meia.
Comentários
Outras Notícias
Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador
19 de Junho de 2026Foto: Reprodução / Fiocruz Bahia
Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas
19 de Junho de 2026Foto: Reprodução/BBC
Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”
19 de Junho de 2026Foto: Patrick T. Fallon / AFP
Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho
19 de Junho de 2026Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia
18 de Junho de 2026Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.
Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos
18 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023