Sai decisão e Governo do estado assume metrô de Salvador
05 de Abril de 2013 - PiatãPrincipal motivo do impasse, tarifa para o ônibus que fará a integração com o metrô ficou acertado no valor de R$ 1,10. Estação Pirajá fica como Governo e Lapa com a Prefeitura

Saiu a decisão. Depois de várias reuniões e indefinições, enfim o Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador bateram o martelo e decidiram que a administração da Linha 1 do metrô já construída (Estação da Lapa-Estação Acesso Norte/Rótula do Abacaxi) vai ficar sob responsabilidade do governo do Estado. A transferência foi acertada durante uma reunião nesta sexta-feira (5), que começou às 8h.
Principal motivo do impasse, a tarifa para o ônibus que fará a integração com o metrô, teve uma solução, com ambos os lados cedendo, ficando no valor de R$ 1,10. A proposta do Governo do Estado era que o valor ficasse em R$ 0,95, enquanto a Prefeitura defendia R$ 1,40.
Durante o encontro, também ficou estabelecido que a administração da Estação Pirajá, uma das pontas do metrô, ficará sob a responsabilidade do governo estadual, enquanto a Estação da Lapa será administrada pela prefeitura. O Governo do Estado assume também o sistema ferroviário de Salvador.

A informação do acerto também foi divulgada e comemorada pelo perfil do governador Jaques Wagner no Twitter. "O bem-sucedido modelo de PPP adotado na construção da Arena, será implementado para o metrô, para garantir eficiência e rapidez à obra. Assumimos o compromisso de botar para funcionar o sistema e livrar Salvador do seu principal gargalo de trânsito", escreveu.
“Chegamos a um denominador comum sobre as questões que estavam pendentes, como a tarifa de integração, os terminais da Lapa e Pirajá e outros assuntos menores. Toda a cobrança, administração e caixa, no que diz respeito aos ônibus, fica sob a administração da prefeitura, o metrô é do governo estadual e o que for a tarifa de integração será auditada a quatro mãos”, afirmou Wagner.
Com a definição, o Governo deve anunciar em breve a licitação da Linha 2 do metrô (Paralela) e a conclusão da Linha 1, no trecho entre a Rótula do Abacaxi e Pirajá. A transferência oficial será assinada por Wagner e ACM Neto na próxima segunda-feira (8). A Câmara de Vereadores e a Assembleia Legislativa da Bahia ainda vão apreciar as medidas. Fonte: IBahia
Comentários
Outras Notícias
Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador
19 de Junho de 2026Foto: Reprodução / Fiocruz Bahia
Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas
19 de Junho de 2026Foto: Reprodução/BBC
Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”
19 de Junho de 2026Foto: Patrick T. Fallon / AFP
Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho
19 de Junho de 2026Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia
18 de Junho de 2026Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.
Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos
18 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023