TCM rebate acusações de Luiza Maia
25 de Abril de 2013 - PiatãO Tribunal de Contas dos Municípios divulgou nota em resposta as declarações da Deputada petista.

Tribunal de Contas dos Municípios divulgou nota em resposta a declaração da Deputada petista Luiza Maia, em que acusou o conselheiro Paolo Marconi de perseguir o seu esposo, o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano.
Leia a nota:
A propósito de notas divulgadas em alguns sites, referentes a acusações da Deputada Luíza Maia, na Assembleia Legislativa, em data de 23 deste mês de abril, contra o Tribunal de Contas dos Municípios, alegando entre outras coisas, que o Conselheiro Paolo Marconi, membro da casa, utiliza seus votos enquanto relator de processos para “perseguir” o ex-prefeito de Camaçari, Sr. Luiz Carlos Caetano, coincidentemente esposo da Deputada, esta corte de contas tem a dizer o seguinte:
1. Os votos dos relatores que, aprovados ou não, se transformam em pareceres prévios ou deliberações, deixam de pertencer única e ideologicamente ao seu relator, em decisão monocrática, mas ao plenário, em decisão democrática, como todo aqueles que, dizendo respeito ao ex-prefeito em foco, aprovaram ou rejeitaram, do ponto de vista técnico e com manifestações da Assessoria Jurídica, aos atos e fatos constantes dos processos, tendo essas decisões, todas elas, sido por unanimidade do Tribunal Pleno.
2. No que tange à argumentação de lavra da Deputada, que considera que “todos os documentos exigidos foram apresentados, comprovando a regularidade da utilização do dinheiro da Prefeitura de Camaçari, mas ele não considera e dá sempre pareceres desfavoráveis”, este Tribunal responde que, embora respeitando o direito de quem quer que seja de emitir publicamente suas razões, no presente caso trata-se da opinião de uma pessoa contra não somente o quadro de Auditores do Tribunal, que analisou tecnicamente os fatos ali relatados, como também dos Assessores dos Conselheiros, da Assessoria Jurídica e, finalmente, dos membros do Pleno que, em todos os 20 processos que tramitaram nesta casa, tendo como referência o prefeito de Camaçari, opinaram e emitiram seus votos a respeito dos temas de cada um deles.
3. Quanto à ameaça, assim consideramos, de que “essa perseguição vai ter troco”, o Tribunal sente-se à vontade para comunicar à Deputada que a ela cabe o direito de adotar a providência que julgar mais pertinente.
4. O Tribunal informa, ainda, aos interessados que estão, como sempre estiveram, inclusive com divulgação na internet, à disposição dos mesmos, como quer a lei, o teor de todos os processos que tramitaram na corte tendo como referência o ex-prefeito Luiz Carlos Caetano.
5. Finalmente, o Tribunal e seus Conselheiros prestam toda a solidariedade ao Conselheiro Paolo Marconi, o qual pauta seus votos pela obediências às normas legais.
Comentários
Outras Notícias
Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador
19 de Junho de 2026Foto: Reprodução / Fiocruz Bahia
Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas
19 de Junho de 2026Foto: Reprodução/BBC
Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”
19 de Junho de 2026Foto: Patrick T. Fallon / AFP
Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho
19 de Junho de 2026Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia
18 de Junho de 2026Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.
Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos
18 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023