Liminar garante permanência provisória de Maria Maia na prefeitura de Candeias
27 de Abril de 2012 - PiatãA sessão extraordinária que daria posse ao presidente da Câmara, Sargento Francisco Conceição, foi suspensa minutos antes da posse.
Por um triz. Assim pode ser classificada a tão esperada sessão extraordinária do Legislativo Municipal de Candeias que oficializaria o presidente da Câmara, Sargento Francisco Conceição (PMDB), como prefeito interino do pequeno município que teve a chefe do Executivo, Maria Maia (PMDB), cassada pela Justiça por ter cometido crime eleitoral.
O processo contra a alcaide já durava três anos e foi julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na última terça-feira (24), por 4 votos a 1, afastando a gestora do cargo e elevando, consequentemente, Francisco ao cargo de prefeito. Mas uma liminar jogou água no brinquedo do vereador que, minutos antes do início da sessão, anunciou que a cerimônia de posse seria suspensa.
Como é costumeiro dizer na linguagem popular, a prefeita “mexeu os pauzinhos” e conquistou, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o documento que lhe dá o direito de permanecer no cargo, ao menos por enquanto. “Diante desta situação, nós desfazemos aqui a questão da sessão, não tomamos posse nenhuma e vamos aguardar o desenrolar do processo, vamos esperar a decisão da justiça”, disse.
Por outro lado, Francisco comemorou não ter concretizado a posse como prefeito. “Foi bom, até porque a gente poderia ter tomado posse e imediatamente teria que sair. E isso iria nos prejudicar, porque a partir do momento que eu tomasse posse, eu ficaria inelegível”, ressaltou.
O presidente da Câmara lamentou os fatos que vêm acontecendo no cenário político de Candeias envolvendo o nome de sua colega de partido. “Não deveria ter acontecido isso, eu sempre acompanhei a prefeita, sempre fui fiel a ela, mas eu sinto muito porque não trabalhamos em 2008 para isso, trabalhamos para eleger a prefeita Maria Maia querendo que ela fizesse uma boa gestão, melhor do que as anteriores, mas infelizmente nada disse aconteceu”, destacou.
Maria Maia e seu vice Antonio Raimundo dos Santos (PT), conhecido como Loteba, permanecerão no cargo de forma provisória. No prazo de 20 dias aproximadamente, o mandato da prefeita Maria Maia estará mais uma vez na corda bamba, quando será julgado o mérito da liminar expedida pelo TSE.
Por Henrique da Mata
Comentários
Outras Notícias
Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador
19 de Junho de 2026Foto: Reprodução / Fiocruz Bahia
Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas
19 de Junho de 2026Foto: Reprodução/BBC
Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”
19 de Junho de 2026Foto: Patrick T. Fallon / AFP
Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho
19 de Junho de 2026Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia
18 de Junho de 2026Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.
Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos
18 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023