Ex-governador Olívio Dutra explica porque RS não fechou com a Ford
09 de Maio de 2012 - PiatãOlívio diz que não perdeu nada não conseguindo levar a Ford.
Foto: Divulgação.Olívio Dutra, ex-governador do Rio Grande do Sul.
Depois de 11 anos de operação do Complexo Industrial da Ford em Camaçari, o ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra (PT), contou – em entrevista ao Bahia Notícias – porque a multinacional americana não fechou com o estado. Olívio explica que o RS não perdeu a fábrica para a Bahia. A empresa simplesmente, não teria aceitado cumprir regras básicas. “O Rio Grande não perdeu a Ford. A Ford, para estar no Rio Grande, tinha que pagar os impostos que as pequenas e as médias empresas pagam”, disse.
O ex-governador considera “soberana” a decisão que tomou no processo de negociação com a Ford. “A troco de quê uma empresa desse porte, em nível internacional, retirava recursos públicos que o Estado mantinha para financiar micro, pequenas e médias empresas dos mais variados setores do estado? Ou retirar da saúde ou do funcionalismo público? Foi uma decisão soberana”, frisou.
Com muita segurança da escolha que fez sobre a indústria automobilística, Olívio não mediu esforços para ressaltar que a perda da Ford não interferiu no crescimento da economia do estado. “O Rio Grande não perdeu nada com a saída da Ford. Aliás, a economia cresceu acima da média nacional em todos os setores, inclusive, no PIB industrial do estado. Gerou-se mais emprego e o desenvolvimento do estado desconcentrou-se, descentralizou-se e espraiou-se nos espaços econômico, social e cultura do Rio Grande”.
A entrevista foi concedida ao Bahia Notícias durante a passagem de Olívio em Salvador. Ele está percorrendo as principais cidades do país para discutir propostas e programas políticos. Informações ainda pouco fundamentadas, dão conta de que o político veio a Salvador para discutir um possível apoio do PCdoB ao pré-candidato petista a prefeito de Salvador, Nelson Pelegrino. Porém, em troca, o PCdoB estaria exigindo o apoio do PT ao nome de Manuela D’Ávila, deputada federal e prefeiturável comunista em Porto Alegre.
Por Henrique da Mata
Comentários
Outras Notícias
Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador
19 de Junho de 2026Foto: Reprodução / Fiocruz Bahia
Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas
19 de Junho de 2026Foto: Reprodução/BBC
Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”
19 de Junho de 2026Foto: Patrick T. Fallon / AFP
Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho
19 de Junho de 2026Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia
18 de Junho de 2026Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.
Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos
18 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023