Madre de Deus: TSE confirma cassação de Eranita de Brito
20 de Maio de 2012 - PiatãTribunal em Brasília confirma cassação da prefeita, apesar de já ter ocorrido nova eleição no município.
O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, nestaterça-feira (15),a cassação dos mandatos da prefeita de Madre de Deus-BA, Eranita de Brito Oliveira, e de seu vice, Edmundo Pitangueira, por abusos de poder político e econômico na eleição de 2008.
Os ministros confirmaram decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) que considerou que Eranita utilizou a ONG Capacitar, que mantinha convênio com o município, para promover sua candidatura à reeleição. Segundo a denúncia apresentada por adversários, Eranita repassou à ONG R$ 1 milhão para a realização de cursos educacionais que supostamente nunca ocorreram.
Relator do caso, o ministro Gilson Dipp afirmou em seu voto que o tribunal regional examinou detidamente as provas do processo para concluir que a prefeita usou a máquina pública do município, por meio da ONG, em benefício de sua candidatura.
Segundo informações do processo, Eranita teria utilizado a ONG para empregar apadrinhados políticos e estimulado correligionários seus a fazer uma espécie de cadastramento de eleitores.
“Houve o desvirtuamento da ONG Capacitar para o apoio à candidatura da recorrente [Eranita]”, disse o ministro.
Ao negar parcialmente o recurso de Eranita e de seu vice, o ministro Gilson Dipp apenas afastou a multa aplicada pelo TRE da Bahia contra ela, por entender que a prefeita não tentou atrasar a decisão no processo quando apresentou recursos na corte regional.
Em 4 de março deste ano, Carmen Gandarela Guedes foi eleita prefeita de Madre de Deus em eleição suplementar realizada no município.
Comentários
Outras Notícias
Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador
19 de Junho de 2026Foto: Reprodução / Fiocruz Bahia
Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas
19 de Junho de 2026Foto: Reprodução/BBC
Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”
19 de Junho de 2026Foto: Patrick T. Fallon / AFP
Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho
19 de Junho de 2026Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia
18 de Junho de 2026Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.
Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos
18 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023