Ministro nega irregularidades no Mais Médicos e fala em teoria da conspiração
08 de Abril de 2015 - PiatãDe acordo com o ministro, o governo brasileiro tentou estabelecer parcerias com diversos países, incluindo a Espanha, Argentina e Portugal, mas não foi possível celebrar termos de cooperação com nenhum deles.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse nesta quarta-feira, 08, que não há nenhum tipo de ilegalidade na celebração do termo de cooperação da pasta com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e o governo cubano no âmbito do Programa Mais Médicos. Durante audiência pública no Senado, ele se referiu a uma teoria da conspiração ao falar sobre denúncias de irregularidades no programa.
"As informações são alardeadas como se fossem um escândalo", disse. "Parece que há uma confabulação internacional", completou.
e acordo com o ministro, o governo brasileiro tentou estabelecer parcerias com diversos países, incluindo a Espanha, Argentina e Portugal, mas não foi possível celebrar termos de cooperação com nenhum deles. A seleção foi feita, segundo ele, com base na proximidade dos idiomas falados e com base no índice de médicos por mil habitantes. Dados da pasta indicam que Cuba conta com um índice de 6,9 médicos por mil habitantes enquanto no Brasil a taxa é 1,8.
"Tínhamos sim fundamentação legal quando estabelecemos todo o processo de negociação", disse, ao se referir ao termo de cooperação com o governo cubano. "Não há nenhuma tentativa de escamotear. Temos uma fundamentação jurídica muito segura em relação ao programa", concluiu.
Com informações da EBC.
Comentários
Outras Notícias
![Vacina experimental mostra potencial contra câncer de pâncreas e intestino [Vacina experimental mostra potencial contra câncer de pâncreas e intestino]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238015/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Vacina experimental mostra potencial contra câncer de pâncreas e intestino
21 de Agosto de 2025Foto: Fernando Ogura / Secom
![Bahia lidera recebimento de recursos para atenção primária com emendas parlamentares [Bahia lidera recebimento de recursos para atenção primária com emendas parlamentares]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238014/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Bahia lidera recebimento de recursos para atenção primária com emendas parlamentares
21 de Agosto de 2025Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
![Ativistas de Angola pedem que Messi e Argentina desistam de amistoso em Luanda [Ativistas de Angola pedem que Messi e Argentina desistam de amistoso em Luanda]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238013/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Ativistas de Angola pedem que Messi e Argentina desistam de amistoso em Luanda
21 de Agosto de 2025Foto: Reprodução / Instagram
![Figurino de Ivete Sangalo inspira collants da seleção brasileira para Mundial de Ginástica Rítmica [Figurino de Ivete Sangalo inspira collants da seleção brasileira para Mundial de Ginástica Rítmica]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238012/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Figurino de Ivete Sangalo inspira collants da seleção brasileira para Mundial de Ginástica Rítmica
21 de Agosto de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
![Humorista baiano Tiago Souza abre show de Whindersson Nunes em Salvador [Humorista baiano Tiago Souza abre show de Whindersson Nunes em Salvador]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238011/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Humorista baiano Tiago Souza abre show de Whindersson Nunes em Salvador
20 de Agosto de 2025O ex-vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), lamentou a morte do companheiro Everaldo Anunciação, nesta quarta-feira (20), vítima de câncer. Anunciação era ex-presidente estadual do PT e atual vice-presidente nacional da legenda.
![Humorista baiano Tiago Souza abre show de Whindersson Nunes em Salvador [Humorista baiano Tiago Souza abre show de Whindersson Nunes em Salvador]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/238010/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Humorista baiano Tiago Souza abre show de Whindersson Nunes em Salvador
20 de Agosto de 2025Foto: Reprodução/Instagram
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023