Política

Funcionários demitidos da EBDA são reintegrados nesta terça-feira (12)

12 de Maio de 2015 - Piatã

Em respeito a liminar expedida na noite da última quarta-feira (6), pelo juiz Juarez Dourado Wanderley, da 13ª Vara do Trabalho em Salvador, o Governo do Estado reintegrou, nesta terça-feira (12), os funcionários demitidos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).

O pedido da liminar foi feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-BA), que move ação civil pública contra o Governo e a EBDA, por entender que em casos de demissão em massa é obrigatória a realização de negociação coletiva prévia.

A demissão de funcionários da EBDA começou após decisão do governo de fechar a estatal. Agora, para poder demitir os 1.182 funcionários efetivos, o governo baiano terá que fechar um acordo com os trabalhadores.

Através da assessoria do MPT-BA, a procuradora Andréa Tannus Freitas, autora da ação, disse que agora trabalhadores e governo terão que negociar. “Nosso entendimento sempre foi o de que era obrigação do Estado, assim como é de qualquer empresa privada, negociar um acordo coletivo antes de proceder uma dispensa em massa como essa que se vê atualmente na EBDA", afirma.

Comentários

Outras Notícias