Justiça determina que hospitais psiquiátricos não sejam fechados no estado
25 de Outubro de 2017 - Maíra LimaConforme a sentença o Estado tem o prazo de dez dias para atender à determinação judicial de manter os leitos, atendimentos e internações nos hospitais, assegurando o funcionamento, inclusive, dos serviços de emergência.
A Justiça Federal deferiu pedido liminar formulado conjuntamente pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e Defensoria Pública da União (DPU) com a finalidade de evitar o fechamento dos hospitais psiquiátricos Juliano Moreira e Mário Leal, em Salvador, e Lopes Rodrigues, em Feira de Santana, a 100 km da capital. Segundo informações do MPF, a liminar foi deferida na última segunda (23). A Justiça determinou, entre diversas medidas, a suspensão de todos os atos de descredenciamento dos hospitais e a manutenção dos repasses de verbas às unidades médicas. A ação conjunta foi movida pelos órgão públicos em setembro contra o governo do estado e a União. Na ocasião, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) divulgou nota informando que o Governo do Estado estava qualificando a atenção psiquiátrica e colocando em prática a Política de Saúde Mental do Brasil, cuja lei é de 2001. Na época a Sesab explicou que a legislação prevê a redução programada de leitos psiquiátricos de longa permanência, incentivando que as internações psiquiátricas, quando necessárias, se deem no âmbito dos hospitais gerais e que sejam de curta duração. Sendo assim, como explicou o órgão, o tratamento ambulatorial ocorreria nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), cuja responsabilidade de implantação cabe às prefeituras, enquanto os hospitais gerais atenderiam os pacientes em situações de crise. A iniciativa foi vista como retrocesso no tratamento psiquiátrico pelo Conselho Regional do Estado da Bahia (Cremeb) e pela Associação Psiquiátrica da Bahia. O MPF, o MP-BA e a DPU consideraram que os hospitais psiquiátricos têm sofrido um “contínuo processo de sucateamento”, situação que culminou com a indicação, pelo governo do estado, de descredenciamento das unidades pelo Ministério da Saúde. Conforme a sentença proferida na terça pela Justiça Federal, o Estado da Bahia tem o prazo de dez dias para atender à determinação judicial de manter os leitos, atendimentos e internações nos hospitais, assegurando o funcionamento, inclusive, dos serviços de emergência. Além disso, deverá prestar serviço hospitalar de excelência para pessoas com transtornos mentais ou problemas decorrentes do uso de álcool e drogas. O Estado tem, ainda, conforme a determinação, prazo de 60 dias para apresentar um plano de gestão para as Redes de Atenção Psicossocial (Raps).Comentários
Outras Notícias
![Justiça determina que iFood elimine valor mínimo em pedidos no Brasil [Justiça determina que iFood elimine valor mínimo em pedidos no Brasil]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237582/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Justiça determina que iFood elimine valor mínimo em pedidos no Brasil
12 de Fevereiro de 2025Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
![MPT pede condenação de Claudia Leitte em processo trabalhista de ex-backing vocal [MPT pede condenação de Claudia Leitte em processo trabalhista de ex-backing vocal]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237581/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
MPT pede condenação de Claudia Leitte em processo trabalhista de ex-backing vocal
12 de Fevereiro de 2025Foto: Divulgação
![OSID cadastra profissionais para hospital pioneiro em cuidados paliativos [OSID cadastra profissionais para hospital pioneiro em cuidados paliativos]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237580/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
OSID cadastra profissionais para hospital pioneiro em cuidados paliativos
12 de Fevereiro de 2025Foto: Feijão Almeida/GOVBA
![Rodrigo Alves assume como novo gestor da Saúde em Salvador [Rodrigo Alves assume como novo gestor da Saúde em Salvador]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237579/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Rodrigo Alves assume como novo gestor da Saúde em Salvador
12 de Fevereiro de 2025Foto: Instagram
![Prefeitura de Camaçari alerta sobre golpe envolvendo falsas inscrições para Jovem Aprendiz e Estágio 2025 [Prefeitura de Camaçari alerta sobre golpe envolvendo falsas inscrições para Jovem Aprendiz e Estágio 2025]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237578/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Prefeitura de Camaçari alerta sobre golpe envolvendo falsas inscrições para Jovem Aprendiz e Estágio 2025
11 de Fevereiro de 2025Foto: Reprodução / Prefeitura de Camaçari
![Cientistas alertam sobre fungo que ameaça anfíbios no Ceará [Cientistas alertam sobre fungo que ameaça anfíbios no Ceará]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_noticias/237577/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
Cientistas alertam sobre fungo que ameaça anfíbios no Ceará
11 de Fevereiro de 2025Foto: Marcelo Camargo / EBC
Vídeos
![Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos [Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/131/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
![Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo [Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o vídeo]](https://pernambuesagora.com.br/fotos/ba_videos/129/IMAGEM_VIDEO_0.jpg)
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023