Saúde

Absurdo! Testes para detectar Covid-19 nos EUA estavam contaminados pelo coronavírus

22 de Abril de 2020 - Redação Pernambués agora
[Absurdo! Testes para detectar Covid-19 nos EUA estavam contaminados pelo coronavírus]

Uma falha de produção levou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos a distribuir testes de Covid-19 já previamente contaminados pelo coronavírus

O caso aconteceu em fevereiro. Fontes oficiais ligadas ao governo federal confirmaram o incidente ao The New York Times.
Inicialmente, o CDC havia mantido uma postura discreta sobre o erro, sem deixar claro o motivo pelo qual os testes não eram confiáveis. Segundo a organização, havia um problema na produção de um dos reagentes, causando falha.
Posteriormente, ficou claro que o problema estava na parte do controle negativo do teste, que é justamente a que deveria se manter livre de qualquer contato com o vírus para ser comparado com a amostra coletada. Com a contaminação, não havia como chegar a qualquer conclusão.
Investigações posteriores mostraram uma falta de cuidado na produção dos kits. Entre os problemas observados, estavam pesquisadores entrando e saindo dos laboratórios sem trocar seus jalecos. Além disso, os kits eram montados no mesmo ambiente em que amostras contaminadas eram manuseadas.

O CDC confirmou o problema e diz que implementou novas normas para controle de qualidade na produção dos testes. Entretanto, o real impacto desse engano pode ter sido enorme, já que boa parte do problema do coronavírus nos Estados Unidos se deve à dificuldade na obtenção de testes quando os números ainda eram baixos, o que permitiria a aplicação de medidas mais efetivas de contenção.

Comentários

Outras Notícias

[Prefeitura de Salvador reativa linhas de ônibus desativadas com o metrô]
Bahia

Prefeitura de Salvador reativa linhas de ônibus desativadas com o metrô

10 de Fevereiro de 2025

Foto: Reprodução

[Feira de Santana registra mais de 800 partos de adolescentes em 2024, diz médica]
Saúde

Feira de Santana registra mais de 800 partos de adolescentes em 2024, diz médica

10 de Fevereiro de 2025

Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

[Novo centro de vigilância da Sesab será entregue no segundo semestre no Hospital Espanhol, em Salvador]
Saúde

Novo centro de vigilância da Sesab será entregue no segundo semestre no Hospital Espanhol, em Salvador

10 de Fevereiro de 2025

Foto: Reprodução Google Street View

[Sesab lança edital para Reda da Saúde com mais de 3 mil oportunidades; confira prazos e valores]
Saúde

Sesab lança edital para Reda da Saúde com mais de 3 mil oportunidades; confira prazos e valores

10 de Fevereiro de 2025

Foto: Divulgação / Leonardo Rattes / Sesab

[Nivea Stelmann cita xenofobia nos EUA e critica política imigratória:
Fofoca

Nivea Stelmann cita xenofobia nos EUA e critica política imigratória: "Estou apavorada"

06 de Fevereiro de 2025

Foto: YouTube

[Papazoni realiza show gratuito no Pelourinho]
Bahia

Papazoni realiza show gratuito no Pelourinho

06 de Fevereiro de 2025

Foto: Divulgação