Com 1.005 óbitos confirmados nas últimas 24 horas, o Brasil alcançou a marca de 35.026 mortes em decorrência do coronavírus, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, por volta das 21h30
O registro mais recente do governo federal indica uma queda nas confirmações diárias de mortes. Ontem, o país teve 1.473, alta recorde no período pelo terceiro dia consecutivo. Nesta sexta-feira (5), o ministério mudou a forma de divulgação do balanço, deixando de apresentar os dados consolidados. Esta é a primeira vez, desde o início da pandemia, que a pasta não informa oficialmente os números totais de casos e mortes relacionadas à doença no país.
O site Coronavírus Brasil, que também disponibiliza as informações, está fora do ar, constando como “portal em manutenção”.
Somando-se os números desta sexta com o acumulado até quinta-feira (4), o Brasil tem 35.026 mortes decorrentes da Covid-19. O número de casos, também pela mesma metodologia, é de 645.771 diagnósticos.
A mesma estratégia de não informar o total de casos e mortes, apenas as oscilações dos registros diários, foi aplicada aos estados. O Ministério da Saúde também omitiu outras quatro informações, em comparação com o boletim anterior: o número total de casos em acompanhamento; o número total de recuperados. Esta informação era apresentada como “estimativa sujeita a revisão”.
Foi incluída a oscilação no número em relação ao dia anterior, mas sem esta observação; as mortes, dentre as confirmadas, que ocorreram nos últimos 3 dias; as mortes em investigação. Que são os óbitos já ocorridos mas que aguardam resultado de testes para a Covid-19.
Em número de óbitos pela doença Brasil está atrás apenas do Reino Unido (40.344) e dos Estados Unidos (109.042) , segundo ranking da Universidade John Hopkins.