Nova variante do coronavírus é encontrada no Rio de Janeiro; cientistas analisam
07 de Maio de 2021 - O Globo
Uma nova variante do novo coronavírus está em circulação no estado do Rio de Janeiro, de acordo com comunicado divulgado na quinta-feira (6/5) pelo Governo do Estado
Conforme a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro (SES), a cepa recebeu o nome P.1.2, por se tratar de uma alteração ocorrida na linhagem P.1, que surgiu em Manaus.
A P.1.2 foi encontrada principalmente na Região Norte, Regiões Metropolitana, Centro e Baixada Litorânea. Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES e idealizadora da pesquisa, Cláudia Mello, ainda não se sabe se a nova variante é mais transmissível ou letal.
"Além das mutações que já existiam na P.1, tivemos uma a mais na proteína S, e outras mutações em outras proteínas que também podem ser importantes. Ainda não podemos dizer que a variante P.1.2 é mais isso ou aquilo. Já estamos fazendo estudos para avaliar, no entanto, os resultados demoram um pouco", afirma a coordenadora do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Ana Tereza Vasconcelos.
O monitoramento da nova cepa seguirá para identificar os efeitos que poderão ser apresentados, ou o comportamento epidemiológico da variante. Além disso, outros dois sequenciamentos de amostras do Rio de Janeiro estão em andamento, realizados pela Fiocruz e pelo Ministério da Saúde. Desde fevereiro, 708 amostras foram analisadas. A variante P1 prevaleceu nos sequenciamentos.
Foto reprodução BCC
Comentários
Outras Notícias
Estudo da Fiocruz aponta presença silenciosa do parasita da doença de Chagas em Salvador
19 de Junho de 2026Foto: Reprodução / Fiocruz Bahia
Mbappé brilha na estreia da França, supera Pelé e Messi e entra para a história das Copas
19 de Junho de 2026Foto: Reprodução/BBC
Técnico do Irã denuncia dificuldades enfrentadas pela seleção durante o Mundial: “Fomos os mais prejudicados”
19 de Junho de 2026Foto: Patrick T. Fallon / AFP
Senado aprova projeto que torna Salvador sede simbólica do governo federal no 2 de Julho
19 de Junho de 2026Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia
18 de Junho de 2026Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.
Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos
18 de Junho de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023