Saúde

Hospital Municipal de Salvador retoma cirurgias eletivas

30 de Julho de 2021 - Secom/ PMS
[Hospital Municipal de Salvador retoma cirurgias eletivas]

O Hospital Municipal de Salvador (HMS) retomou as cirurgias eletivas na unidade após 120 dias de suspensão parcial devido à pandemia do coronavírus.

Segundo o diretor do HMS, Gustavo Mettig, neste retorno a estratégia foi realizar contato telefônico com pacientes que tinham procedimentos pendentes, para agendamento de uma nova data do procedimento ou consulta com o especialista, visando a análise caso a caso da necessidade de revisão antes do procedimento.

“Além do contato por telefone, também ampliamos os turnos do ambulatório de forma a atender os pacientes e fazer o agendamento. Inclusive, todos os pacientes pendentes para bariátrica já estão agendados, assim como os contactados e aptos para cirurgias eletivas em outras especialidades”, declarou.

O gestor considera que a retomada é de extrema importância para a população e para o hospital, que possui um ambulatório com atendimento a diversas especialidades e há grande demanda dos pacientes para esses procedimentos. “Percebemos a demanda e necessidade do atendimento e, com maior segurança pela disponibilidade de medicamentos (sedativos) no mercado, poderemos ampliar o número de procedimentos. A ideia é conseguir reagendar todos os pacientes neste segundo semestre, cumprindo a missão do hospital”. 

  

O HMS no período pré-pandemia chegou a realizar 600 cirurgias por mês e, neste momento de retorno, já atingiu o número de 400/mês, considerando as emergenciais, eletivas e semieletivas. Só neste mês de julho, após a retomada, houve um aumento de 15% no número de procedimentos. Para o 2º semestre já existem 111 procedimentos agendados na unidade. Desde a inauguração do hospital em 2018, a unidade realizou mais de 13 mil cirurgias, sendo 70% eletivas. 

  

Além das cirurgias e atendimentos ambulatoriais, o HMS dispõe de laboratório de análises clínicas e Bioimagem, com uma rede de apoio para exames de diagnóstico que apoia o Serviço de Cirurgia. Os procedimentos são agendados na unidade após o paciente se dirigir a um posto de saúde e solicitar uma consulta com o cirurgião geral, que é agendada pelo Sistema de Regulação Ambulatorial Vida+, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 

  

Aplicativo – O acompanhamento à distância a consultas e exames pode ser feito pelo aplicativo Meu HMS, que também permite o acesso aos registros de atendimento e às especialidades oferecidas no hospital, pesquisa de opinião e ao Fale Conosco. A ferramenta está disponível gratuitamente para os sistemas iOS (Iphone) e Android. 

Foto: Valter Pontes/Secom

Comentários

Outras Notícias

[Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches]
Política

Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches

17 de Janeiro de 2026

De acordo com Suíca, mesmo em campos opostos ambos tinham respeito mútuo e atuação pelo fortalecimento da democracia.

[SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho]
Bahia

SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho

16 de Janeiro de 2026

A direção do SindilimpBA participou, nesta quinta-feira (15), do cortejo da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, a caminhada é marcada pela fé e pelo sincretismo religioso e reforçou a luta do sindicato por melhores condições de traba

[Na Lavagem do Bonfim, Suíca fala da reeleição de Lula e destaca valorização dos trabalhadores da limpeza urbana]
Bahia

Na Lavagem do Bonfim, Suíca fala da reeleição de Lula e destaca valorização dos trabalhadores da limpeza urbana

16 de Janeiro de 2026

Ao lado de apoiadores, sindicalistas e membros de movimentos sociais, o pré-candidato a deputado Luiz Carlos Suíca (PT) fez o trajeto completo da tradicional Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira (15) em Salvador.

[Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda]
Saúde

Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda

15 de Janeiro de 2026

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

[Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia]
Saúde

Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia

15 de Janeiro de 2026

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

[Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta]
Bahia

Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta

15 de Janeiro de 2026

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil