Salvador vai lançar um aplicativo que mostra o status vacinal da pessoa, o chamado ‘passaporte da vacinação’
Segundo o prefeito de Salvador, Bruno Reis, o serviço vai facilitar a comprovação de imunização. “Pra quem já tem o cadastro, basta acessar. Quem não tem, precisa criar a conta". Haverá apps para Android e iOS, além de site.
O portal vai mostrar qual vacina foi tomada e em que datas. Será exibido se a pessoa está parcialmente vacinada, parcialmente vacinada com segunda dose em atraso, totalmente vacinado ou sem registro de aplicação.
Ontem, o governador Rui Costa afirmou que o passaporte será exigido no estado para acesso a locais com público assim que a Bahia alcançar uma boa cobertura de segunda dose.
Vacinação em Salvador
O prefeito falou também da situação da imunização em Salvador. "Nós temos 80 mil pessoas com mais 18 anos e 30 mil entre 16 e 17 anos que não foram tomar a primeira dose", lamentou.
Ele disse que a aplicação das segunda doses de Oxford e Pfizer estão sendo antecipadas em cerca de um mês. Há 120 mil pessoas com atraso na segunda dose.
"É um número expressivo. Estamos fazendo campanhas para ajudar nessa mobilização, contamos com a imprensa e com o governo do estado também. É fundamental que essas pessoas voltem para tomar a segunda dose", pediu Bruno. "Ontem atingimos 52% de segunda dose e 96% de primeira dose (da população apta a vacinar)".
A ocupação de UTI covid na cidade está em 25%. Ontem não houve registro de óbitos pela doença na capital. "Os números estão caindo, tem cerca de 20 dias que as UPAs amanhecem sem pacientes aguardando regulação", celebrou. "Mas países ou cidades onde pessoas não concluíram a vacinação estão em situação complicada. Nós não queremos isso aqui. As vacinas estão aí, nossas equipes estão trabalhando. Quando mais cedo nos concluirmos o ciclo vacinal, melhor", acrescentou.
Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília e Reprodução/Prefeitura de Salvador