Saúde

Brasília não terá Carnaval em 2022, diz secretário, alegando questões sanitárias

05 de Outubro de 2021 - Metrópoles
[Brasília não terá Carnaval em 2022, diz secretário, alegando questões sanitárias]

Diferentemente da capital baiana, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF não trabalha com a possibilidade de ocorrer celebração do Carnaval em 2022

Conforme informado ao Metrópoles pelo titular da pasta, Bartolomeu Rodrigues, a pandemia de Covid-19 é o principal motivo para a decisão.

“A gente imagina que, mesmo tendo a vacinação ampliada, isso não é uma garantia do fim da propagação do vírus. Então, não quero que o Estado tenha essa responsabilidade de provocar aglomerações”, explicou.

De acordo com o gestor, não há possibilidade de estabelecer protocolos de segurança sanitária durante os dias de folia. “É impossível dizer que vai ser com refrigerante, suco de laranja e que ninguém pode beijar”, comenta.

Dessa forma, Bartolomeu diz que a ideia da secretaria é ajudar os blocos e as escolas de samba de outras maneiras. “Temos compreensão de que este é um dos segmentos mais prejudicados, entre os tantos que sofreram. Vamos fazer cursos de capacitação para escolas de Carnaval para a gente não deixar a cadeia parada, desde a costureira até aquele que toca instrumento”, detalha.

Questionado se há chance de esta decisão ser mudada após avaliação conjunta com o governador Ibaneis Rocha (MDB) e a Secretaria de Saúde, o chefe da pasta diz que sim, mas não crê que ocorra, de fato. “Não acredito nessa possibilidade, sou muito pé no chão nesse sentido”, ressalta.

Blocos avaliam cenários
Caio Dutra, diretor-executivo do No Setor, responsável por organizar o Setor Carnavalesco Sul, diz que, apesar de já ser outubro, ainda há muitas dúvidas a serem respondidas antes de se fazer o Carnaval no DF. “Temos dois planos que não dá nem para chamar de A ou B: um é para se houver uma mudança e ocorrer o Carnaval; e outro para caso não ocorra mesmo”, assinala.

Segundo Dutra, no entanto, não há muita expectativa para que a folia ganhe as ruas. “Do investimento que a gente faz para a nossa estrutura, cerca de 70% ou 80% do dinheiro é público. O setor privado ajuda, mas não dá para fazer só com eles”, comenta.

Caso a festa não aconteça, a alternativa é participar da Escola do Carnaval. “Vamos tocar os nossos outros projetos, inclusive os sociais, e também criar um enredo para o Setor Carnavalesco Sul, preparando-nos para os anos seguintes.”

A representante do bloco Sereias Tropicanas, Loren de Oliveira, também aguarda definição sem muita expectativa. Segundo ela, é importante analisar os cenários da pandemia antes de causar uma aglomeração tão grande. “Nosso bloco é robusto, tem mais de 100 pessoas. Fora que em 2020 arrastamos mais de 30 mil foliões. Imaginar isso para o ano que vem é impossível”, pondera.

De acordo com Loren, é preciso ter discernimento entre a vontade de ter Carnaval e a saúde das pessoas. “É necessário olhar para a nossa segurança. Só dá para termos uma folia se ela for realmente segura”, frisa.
 

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Comentários

Outras Notícias

[Tatá Werneck se irrita após Fiuk dizer que “Lady Night” saiu do roteiro: “Tomar no c…”]
Fofoca

Tatá Werneck se irrita após Fiuk dizer que “Lady Night” saiu do roteiro: “Tomar no c…”

05 de Dezembro de 2021

O pedido de desculpas de Fiuk para a humorista Tatá Werneck pelo “climão” ocorrido durante entrevista para o “Lady Night” não saiu como esperado.

[Bombeiros encontram corpo em praia no Rio Vermelho]
Bahia

Bombeiros encontram corpo em praia no Rio Vermelho

05 de Dezembro de 2021

Uma das equipes de buscas do Grupamento Marítimo (Gmar) encontrou um corpo na praia do Rio Vermelho, em Salvador, na manhã deste domingo (5).

[Covid-19: 80% das mortes e internações no Brasil são de não vacinados]
Brasil

Covid-19: 80% das mortes e internações no Brasil são de não vacinados

05 de Dezembro de 2021

Apesar das tentativas de negacionistas de provar o contrário, vacinas salvam vidas, principalmente quando falamos sobre a Covid-19, que vitimou milhares de pessoas no Brasil.

[Aldo vence Rob Font por decisão unânime e emplaca 3ª vitória consecutiva]
Esportes

Aldo vence Rob Font por decisão unânime e emplaca 3ª vitória consecutiva

05 de Dezembro de 2021

O brasileiro José Aldo segue traçando novamente o caminho em busca do cinturão.

[Fortes chuvas suspendem programação dos Largos do Pelourinho neste domingo]
Bahia

Fortes chuvas suspendem programação dos Largos do Pelourinho neste domingo

05 de Dezembro de 2021

Programado para acontecer neste domingo (5), os eventos dos Largos do Pelourinho foram suspensos em decorrências das fortes chuvas que caem em Salvador. A informação foi confirmada pelo governo do estado.

[Codesal registra mais de 29 ocorrências por conta das fortes chuvas neste domingo]
Bahia

Codesal registra mais de 29 ocorrências por conta das fortes chuvas neste domingo

05 de Dezembro de 2021

Mais de 29 solicitações foram registradas na Defesa Civil de Salvador (Codesal), até às 12h deste domingo (5). Isso se deve as fortes chuvas que caiu na capital baiana.