Saúde

Saiba quais são as dúvidas mais comuns sobre cirurgia no tratamento ao câncer da mama

06 de Outubro de 2021 - Redação Pernambués agora
[Saiba quais são as dúvidas mais comuns sobre cirurgia no tratamento ao câncer da mama]

O mês de outubro chega para alertar que a prevenção ao tipo de câncer mais comum entre as mulheres brasileiras deve ser feita durante todo o ano

A campanha Outubro Rosa, apoia as atividades do Programa Nacional de Controle do Câncer e sensibiliza toda a sociedade no controle do câncer de mama, relembrando que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura da doença, além de tirar dúvidas sobre o câncer e seu tratamento. Veja as perguntas mais frequentes sobre cirurgia no tratamento do câncer da mama.


O tratamento do câncer da mama pode ser só a cirurgia?
Apesar da cirurgia ser um componente fundamental do tratamento do câncer da mama, só em alguns casos particulares é a única abordagem utilizada.

As opções de tratamento disponíveis além da cirurgia são a quimioterapia, a radioterapia e a hormonoterapia. O tratamento inclui, quase sempre, uma combinação destas opções, que se adequa a cada caso, após correto diagnóstico, estadiamento e discussão em consulta multidisciplinar.

É sempre necessário fazer uma mastectomia (cirurgia para remoção completa da mama)?


Não. Desde o início dos anos 80 que está demonstrado que os resultados da mastectomia são equivalentes aos da cirurgia conservadora -  cirurgia em que é removido apenas o tumor, conservando a mama restante - seguida de radioterapia. Ou seja, é possível conservar a mama e fazer apenas uma tumorectomia- cirurgia de remoção do tumor- se a seguir se fizer radioterapia.

No entanto, há várias situações em que se mantém a indicação para mastectomia (envolvimento da pele, tumor inflamatório, carcinoma in situ de grandes dimensões ou relação mama/tumor desfavorável).

É possível fazer logo a reconstrução?
Sim. É possível fazer técnicas de reconstrução mamária no mesmo tempo em que é realizada a cirurgia oncológica – cirurgia oncoplástica. Quando falamos de técnicas de reconstrução, incluímos técnicas mais simples para permitir um remodelamento da mama quando esta é conservada ou técnicas mais avançadas com utilização de expansores, próteses e retalhos para substituir a mama quando esta tem que ser removida. Por vezes é indicado fazer uma cirurgia à mama do outro lado para que possa haver simetria.

Há sempre remoção de gânglios da axila desse lado?
Quase sempre. A axila é a 1ª localização para onde vão as metástases- que são lesões com origem no tumor mas que aparecem em órgãos diferente e à distância. Por vezes no momento do diagnóstico já há gânglios envolvidos e neste caso devem ser removidos. Quando não há gânglios suspeitos após a investigação inicial faz-se uma biopsia do gânglio sentinela. Esta técnica identifica o 1º gânglio a receber a drenagem linfática do tumor e por isso aquele em que é mais provável haver metástases; é utilizada para permitir um adequado estadiamento e decidir tratamentos que complementam a cirurgia e que têm como objetivo alcançar a cura/remissão completa e douradora da doença, como a quimioterapia.

A recuperação pós operatória é complicada?
Na maioria dos casos a recuperação após cirurgia da mama não é complicada. O internamento é habitualmente curto (1-3 dias) e a dor facilmente controlada com analgesia. Claro que a rapidez da recuperação depende da extensão da cirurgia e das técnicas reconstrutivas utilizadas. É comum ficarem drenos que permanecem alguns dias e haver necessidade de realização de pensos durante pelo menos 15 dias. Durante este tempo é recomendada a atividade física moderada sem esforços.

 

Foto: Carol Garcia/GOVBA

Comentários

Outras Notícias

[Tatá Werneck se irrita após Fiuk dizer que “Lady Night” saiu do roteiro: “Tomar no c…”]
Fofoca

Tatá Werneck se irrita após Fiuk dizer que “Lady Night” saiu do roteiro: “Tomar no c…”

05 de Dezembro de 2021

O pedido de desculpas de Fiuk para a humorista Tatá Werneck pelo “climão” ocorrido durante entrevista para o “Lady Night” não saiu como esperado.

[Bombeiros encontram corpo em praia no Rio Vermelho]
Bahia

Bombeiros encontram corpo em praia no Rio Vermelho

05 de Dezembro de 2021

Uma das equipes de buscas do Grupamento Marítimo (Gmar) encontrou um corpo na praia do Rio Vermelho, em Salvador, na manhã deste domingo (5).

[Covid-19: 80% das mortes e internações no Brasil são de não vacinados]
Brasil

Covid-19: 80% das mortes e internações no Brasil são de não vacinados

05 de Dezembro de 2021

Apesar das tentativas de negacionistas de provar o contrário, vacinas salvam vidas, principalmente quando falamos sobre a Covid-19, que vitimou milhares de pessoas no Brasil.

[Aldo vence Rob Font por decisão unânime e emplaca 3ª vitória consecutiva]
Esportes

Aldo vence Rob Font por decisão unânime e emplaca 3ª vitória consecutiva

05 de Dezembro de 2021

O brasileiro José Aldo segue traçando novamente o caminho em busca do cinturão.

[Fortes chuvas suspendem programação dos Largos do Pelourinho neste domingo]
Bahia

Fortes chuvas suspendem programação dos Largos do Pelourinho neste domingo

05 de Dezembro de 2021

Programado para acontecer neste domingo (5), os eventos dos Largos do Pelourinho foram suspensos em decorrências das fortes chuvas que caem em Salvador. A informação foi confirmada pelo governo do estado.

[Codesal registra mais de 29 ocorrências por conta das fortes chuvas neste domingo]
Bahia

Codesal registra mais de 29 ocorrências por conta das fortes chuvas neste domingo

05 de Dezembro de 2021

Mais de 29 solicitações foram registradas na Defesa Civil de Salvador (Codesal), até às 12h deste domingo (5). Isso se deve as fortes chuvas que caiu na capital baiana.