Saúde

Moradores de Vila Ruy Barbosa e Massaranduba passam por consultas médicas gratuitas; confira atendimento em outros bairros

11 de Outubro de 2021 - Redação Pernambués agora
[Moradores de Vila Ruy Barbosa e Massaranduba passam por consultas médicas gratuitas; confira atendimento em outros bairros]

Moradores de Vila Ruy Barbosa e Massaranduba, na Cidade Baixa, em Salvador, passaram por atendimento médico gratuito, na última sexta-feira (8) e sábado (9), respectivamente

No total foram 50 atendimentos distribuídos nas quatro especialidades - Clínica Médica, Ginecologia, Pediatria e Urologia (com exame de toque).  

As consultas foram realizadas na Paróquia São Jorge, no Centro Integrado de Saúde de Alagados (Cisal) e na Associação Kennedy. O atendimento teve início às 7h, com atendimento humanizado e de qualidade, mantendo os protocolos de prevenção da covid-19. 

Outros bairros como Santa Cruz e Pernambués também receberam atendimento médico gratuito. O serviço tem grande impacto positivo para as comunidades, uma vez que, a população tem encontrado dificuldade de marcação de consultas nas Unidades de Saúde da Família (USF). 

“Às vezes eu nem passo no posto. Porque nas unidades não tem um atendimento adequado, nem para os pacientes mais ‘suaves’. Fora que, para conseguirmos uma ficha temos que acordar, no mínimo, às 2h da manhã”, conta a jovem Iara de Jesus, 23 anos.

Antes de iniciar os atendimentos, os pacientes passam por uma palestra sobre a importância da campanha do Outubro Rosa. São orientadas sobre o autoexame nas mamas independente se for do sexo masculino ou feminino. Apesar de ter um índice baixo, homens também podem ser vítimas do câncer de mama.


Próximo atendimento
O serviço médico gratuito estará disponível para o bairro de Nova Constituinte, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, na quarta-feira (13), após o feriado Nossa Senhora Aparecida. O atendimento será realizado na Associação de Moradores Quilombo Nova Constituinte e conta com a parceria com o 'Mandato da Gente’, do vereador Luiz Carlos Suíca (PT) e da Associação dos Trabalhadores em Limpeza do Estado da Bahia (Aslimp). Serão distribuídas 50 fichas entre todas as especialidades e o atendimento tem início às 7h. 
 

Foto: Montagem Pernambués Agora

Comentários

Outras Notícias

[MP-BA apura possíveis irregularidades em contratos do Carnaval de Correntina]
Bahia

MP-BA apura possíveis irregularidades em contratos do Carnaval de Correntina

03 de Julho de 2026

Foto: Divulgação / Prefeitura

[Estudo aponta que maioria dos medicamentos acionados na Justiça já deveria estar disponível no SUS]
Saúde

Estudo aponta que maioria dos medicamentos acionados na Justiça já deveria estar disponível no SUS

03 de Julho de 2026

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

[Prefeitura afirma que Gusttavo Lima devolveu apenas parte do cachê após cancelamento de show em Pernambuco]
Fofoca

Prefeitura afirma que Gusttavo Lima devolveu apenas parte do cachê após cancelamento de show em Pernambuco

03 de Julho de 2026

Foto: Instagram

[SBT suspende plano de entrevistar presidenciáveis no programa de Patrícia Abravanel]
Fofoca

SBT suspende plano de entrevistar presidenciáveis no programa de Patrícia Abravanel

03 de Julho de 2026

Foto: Reprodução / Gabriel Cardoso / SBT

[SindilimpBA leva garis e margaridas às ruas no 2 de Julho para cobrar aprovação do PL 4146/2020]
Bahia

SindilimpBA leva garis e margaridas às ruas no 2 de Julho para cobrar aprovação do PL 4146/2020

03 de Julho de 2026

Trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana durante desfile do 2 de Julho em Salvador | FOTO: Divulgação |

[Operações de segurança causam R$ 3 bi em prejuízo ao crime organizado]
Justiça

Operações de segurança causam R$ 3 bi em prejuízo ao crime organizado

02 de Julho de 2026

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil