Saúde

Anvisa autoriza Butantan a iniciar testes de soro anticovid em humanos

16 de Outubro de 2021 - A tarde
[Anvisa autoriza Butantan a iniciar testes de soro anticovid em humanos]

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na última sexta-feira (15), autorizou o Instituto Butantan a iniciar testes em humanos de um soro anticovid

O projeto envolve pesquisadores de diversas áreas e é uma iniciativa pioneira, já que o Brasil não tem histórico de realização de ensaios clínicos desde a etapa de pesquisa do produto.

Ao contrário da vacina, o produto vai auxiliar o tratamento de pessoas já infectadas pelo coronavírus. Os ensaios clínicos serão realizados no Hospital do Rim e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, ambos localizados na cidade de São Paulo. 

Agora, o Butantan já conta com as permissões necessárias para a realização de todas as etapas dos testes clínicos do soro.

As fases 1 e 2 dos testes clínicos serão realizadas no modelo randomizado, multicêntrico, e divididas em três etapas - A, B e C. O objetivo é avaliar a segurança farmacocinética e a eficácia do soro anti-Covid, além de escalonar a dose.

Os voluntários participantes são adultos com mais de 30 anos e com diagnóstico de infecção por Covid-19 confirmado por PCR há, no máximo, cinco dias.

O foco do soro anticovid nos imunossuprimidos é uma contribuição do Butantan para fornecer tratamento a um público numeroso que tem dificuldades na sua imunização e, em muitos casos, não pode tomar vacina.
 

Comentários

Outras Notícias

[Suíca mira 2026 defendendo justiça social, fortalecimento sindical e combate às desigualdades]
Política

Suíca mira 2026 defendendo justiça social, fortalecimento sindical e combate às desigualdades

02 de Janeiro de 2026

Foto: Ascom Luiz Carlos Suíca

[Perícia identifica metanol em bebidas ligadas à intoxicação de sete pessoas na Bahia]
Justiça

Perícia identifica metanol em bebidas ligadas à intoxicação de sete pessoas na Bahia

02 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Portal Alerta

[Papa Leão XIV pede compromisso com a paz ao celebrar primeira missa de 2026]
Mundo

Papa Leão XIV pede compromisso com a paz ao celebrar primeira missa de 2026

02 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Vatican News

[Pesquisa Genial/Quaest aponta que maioria atribui prisão de Bolsonaro a atos próprios]
Política

Pesquisa Genial/Quaest aponta que maioria atribui prisão de Bolsonaro a atos próprios

02 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Rede Globo

[Alagoinhas inicia Tarifa Zero aos domingos e feriados no transporte público]
Bahia

Alagoinhas inicia Tarifa Zero aos domingos e feriados no transporte público

02 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Alagonews

[Suíca repudia agressões a garis e alerta: “Essa categoria merece respeito”]
Bahia

Suíca repudia agressões a garis e alerta: “Essa categoria merece respeito”

30 de Dezembro de 2025

Foto: Divulgação