Saúde

Anvisa autoriza Butantan a iniciar testes de soro anticovid em humanos

16 de Outubro de 2021 - A tarde
[Anvisa autoriza Butantan a iniciar testes de soro anticovid em humanos]

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na última sexta-feira (15), autorizou o Instituto Butantan a iniciar testes em humanos de um soro anticovid

O projeto envolve pesquisadores de diversas áreas e é uma iniciativa pioneira, já que o Brasil não tem histórico de realização de ensaios clínicos desde a etapa de pesquisa do produto.

Ao contrário da vacina, o produto vai auxiliar o tratamento de pessoas já infectadas pelo coronavírus. Os ensaios clínicos serão realizados no Hospital do Rim e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, ambos localizados na cidade de São Paulo. 

Agora, o Butantan já conta com as permissões necessárias para a realização de todas as etapas dos testes clínicos do soro.

As fases 1 e 2 dos testes clínicos serão realizadas no modelo randomizado, multicêntrico, e divididas em três etapas - A, B e C. O objetivo é avaliar a segurança farmacocinética e a eficácia do soro anti-Covid, além de escalonar a dose.

Os voluntários participantes são adultos com mais de 30 anos e com diagnóstico de infecção por Covid-19 confirmado por PCR há, no máximo, cinco dias.

O foco do soro anticovid nos imunossuprimidos é uma contribuição do Butantan para fornecer tratamento a um público numeroso que tem dificuldades na sua imunização e, em muitos casos, não pode tomar vacina.
 

Comentários

Outras Notícias

[Angélica anuncia voto em Lula e aponta defesa da democracia como motivo da decisão]
Fofoca

Angélica anuncia voto em Lula e aponta defesa da democracia como motivo da decisão

22 de Outubro de 2026

Foto: Crédito não informado no material enviado.

[ Ruivo Baiano relata perda de perfil no Instagram e pede ajuda para divulgar conta alternativa]
Fofoca

Ruivo Baiano relata perda de perfil no Instagram e pede ajuda para divulgar conta alternativa

22 de Outubro de 2026

Foto: Reprodução / Instagram

[ Lázaro Ramos mobiliza público para estreia de “Feito Pipa”, escolhido pelo Brasil na disputa por vaga no Oscar]
Fofoca

Lázaro Ramos mobiliza público para estreia de “Feito Pipa”, escolhido pelo Brasil na disputa por vaga no Oscar

22 de Outubro de 2026

Foto: Reprodução / Instagram @olazaroramos

[ Edu, Camutanga e Kauan Coutinho voltam aos treinos e ampliam opções do Vitória]
Esportes

Edu, Camutanga e Kauan Coutinho voltam aos treinos e ampliam opções do Vitória

22 de Outubro de 2026

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

[Davi Brito anuncia divulgação para empresas com valores a partir de R$ 500]
Fofoca

Davi Brito anuncia divulgação para empresas com valores a partir de R$ 500

21 de Outubro de 2026

Foto: Instagram

[Anvisa determina apreensão de tirzepatida e retatrutida vendidas sem registro]
Saúde

Anvisa determina apreensão de tirzepatida e retatrutida vendidas sem registro

21 de Outubro de 2026

Foto: Caroline Morais/Ministério da Saúde